x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 454

Lucro Real Prejuizo

Magno Martins de Paula Netto

Magno Martins de Paula Netto

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 15:56


Amigos,

Estou necessitando da seguinte ajuda.

Trabalho em um grupo de transportadoras que os sócios são da mesma família porem são empresas distintas em contratos sociais, ou seja não são vinculadas.

As empresas estão em dificuldades financeiras e estamos tomando todas as medidas possíveis para redução de todas as formas, e uma ideia que surgiu foi a manter uma das empresas com prejuízo fiscal durante todo um ano tributada pelo lucro real assim teríamos economia de uma parte do faturamento que seria tributado pelo presumido.

A minha duvida é a seguinte, eu posso manter uma empresa tendo prejuízo fiscal por um ano inteiro tendo as despesas comprovadas ?

Isso pode gerar algum problema com a Receita federal ?

Para efeito de Pis e Cofins as despesas que utilizamos para esta empresa também estão na lista de possíveis créditos para tal

Obrigado.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 22:49

Estou necessitando da seguinte ajuda.

Trabalho em um grupo de transportadoras que os sócios são da mesma família porem são empresas distintas em contratos sociais, ou seja não são vinculadas.

As empresas estão em dificuldades financeiras e estamos tomando todas as medidas possíveis para redução de todas as formas, e uma ideia que surgiu foi a manter uma das empresas com prejuízo fiscal durante todo um ano tributada pelo lucro real assim teríamos economia de uma parte do faturamento que seria tributado pelo presumido.

A minha duvida é a seguinte, eu posso manter uma empresa tendo prejuízo fiscal por um ano inteiro tendo as despesas comprovadas ?

R- Pode.

Isso pode gerar algum problema com a Receita federal ?

E- Sempre pode.

Para efeito de Pis e Cofins as despesas que utilizamos para esta empresa também estão na lista de possíveis créditos para tal

R- Somente as despesas ligadas diretamente à prestação de serviços.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.