x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 574

Ajuda primeiro PER/DECOMP

Douglas de Macedo

Douglas de Macedo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 12 agosto 2013 | 14:06

Boa tarde! Primeira vez que vou fazer um PER/DECOMP, preciso muito de ajuda, jogaram essa bomba no meu colo e a medida que forem surgindo as dúvidas vou postando aqui.

Cliente Lucro Presumido pagou a CSLL do 2ºTri/2013 duas vezes, quero compensar parte desse valor pago indevido na COFINS de Junho que ele deixou de pagar. Antes de enviar o PER/DCOMP estou fazendo a DCTF de Junho e informando o que ele pagou certo: PIS, IRPJ e as duas CSLL.

Vamos às dúvidas:

1 - Preciso informar a COFINS que não foi paga para o sistema "entender" que existe um débito e cruzar essa informação com o crédito informado no PER/DECOMP? (Obviamente não informaria o campo "Pagamento com DARF" na DCTF)

2 - O Crédito de CSLL é grande. Quero compensar o restante no PIS e COFINS de Julho/2013 que ainda vão vencer e provavelmente vai sobrar algum crédito para Agosto. Sendo assim já faço logo a DCTF de Julho informando esses débitos?

Obrigado pela ajuda!

PS. Já baixei a aula da RFB e estou estudando.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 12 agosto 2013 | 19:14

Boa tarde! Primeira vez que vou fazer um PER/DECOMP, preciso muito de ajuda, jogaram essa bomba no meu colo e a medida que forem surgindo as dúvidas vou postando aqui.

Cliente Lucro Presumido pagou a CSLL do 2ºTri/2013 duas vezes, quero compensar parte desse valor pago indevido na COFINS de Junho que ele deixou de pagar. Antes de enviar o PER/DCOMP estou fazendo a DCTF de Junho e informando o que ele pagou certo: PIS, IRPJ e as duas CSLL.

Vamos às dúvidas:

1 - Preciso informar a COFINS que não foi paga para o sistema "entender" que existe um débito e cruzar essa informação com o crédito informado no PER/DECOMP? (Obviamente não informaria o campo "Pagamento com DARF" na DCTF)

r -SIM
Faça primeiro o perd comp pois você precisará informar o nº gerado no envio no campo - forma de pagamento.

haverá juros sobre o seu crédito.
haverá juros e multa sobre seu débito ( junho venceu dia 25.07.
use o sicalc no dia do envio do perd comp


2 - O Crédito de CSLL é grande. Quero compensar o restante no PIS e COFINS de Julho/2013 que ainda vão vencer e provavelmente vai sobrar algum crédito para Agosto. Sendo assim já faço logo a DCTF de Julho informando esses débitos?

R- Não, aguarde os nªs dos perd comps, pelas mesmas razões acima


Obrigado pela ajuda!

PS. Já baixei a aula da RFB e estou estudando.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.