x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 5.748

RET - e TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA

FERNANDO HORÁCIO DOS PASSOS

Fernando Horácio dos Passos

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 18:50

Boa Noite.
É minha primeira vez aqui como questionador, frequento este excelente espaço há algum tempo, fiz toda a pesquisa recomendada, mas restou uma dúvida a qual ouso lhes fazer:
Incorporadora com patrimônio de afetação, pode contratar/terceirizar mão de obra de Pessoa Jurídica - ME enquadrada no simples? E ao final não terá que recolher o INSS da obra novamente, já que irá tributar pelo custo global da obra?
Agradeço antecipadamente, pedindo desculpas se não fui claro ao perguntar.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 19:20

Boa noite Fernando

...pode contratar/terceirizar mão de obra de Pessoa Jurídica - ME enquadrada no simples?

Certamente esta empresa do Simples terá suas receitas tributadas pelo Anexo IV (neste anexo o INSS é pago por fora - não está incluso no Simples)

...

FERNANDO HORÁCIO DOS PASSOS

Fernando Horácio dos Passos

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 09:08

Saulo, bom dia
obrigado. Deixe registrar que é um grande prazer ter minha pergunta anterior respondida por Você Saulo. Tenho acompanhado tuas respostas e elas denotam o grande profissional que tu és.
Então recolho o INSS normalmente, e cuido para que minha contabilidade não seja desqualificada ao final, mas se for cobrado o INSS por aferição indireta, apresento para abatimento os valores recolhidos a titulo de INSS pela mão-de-obra da Terceirizada.
Está correto este raciocínio?
Grato.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 11:14

Bom dia Fernando,

Via de regra - pelo menos aqui no litoral - ao apresentarmos a DISO a tendência do fisco é desqualificar a contabilidade e calcular o INSS por um dos métodos de aferição indireta. Entretanto diante de sua solicitação ela ( a Receita Federal ) acatará as informações contábeis.

É imperativo que a construtora contratada haja de conformidade com o disposto no Artigo 134º da IN RFB 971/2009 com vistas a evitar transtornos futuros

Art. 134. A empresa contratada deverá elaborar:

I - folhas de pagamento distintas e o respectivo resumo geral, para cada estabelecimento ou obra de construção civil da empresa contratante, relacionando todos os segurados alocados na prestação de serviços, na forma prevista no inciso III do art. 47;

II - GFIP com as informações relativas aos tomadores de serviços, para cada estabelecimento da empresa contratante ou cada obra de construção civil, utilizando o código de recolhimento próprio da atividade, conforme normas previstas no Manual da GFIP; e

III - demonstrativo mensal por contratante e por contrato, assinado pelo seu representante legal, contendo:

a) a denominação social e o CNPJ da contratante, ou a matrícula CEI da obra de construção civil, conforme o caso;

b) o número e a data de emissão da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestação de serviços;

c) o valor bruto, o valor retido e o valor líquido recebido relativo à nota fiscal, à fatura ou ao recibo de prestação de serviços; e

d) a totalização dos valores e sua consolidação por obra de construção civil ou por estabelecimento da contratante, conforme o caso.


Atenção
Art. 135. A empresa contratada fica dispensada de elaborar folha de pagamento e GFIP com informações distintas por estabelecimento ou obra de construção civil em que realizar tarefa ou prestar serviços, quando, comprovadamente, utilizar os mesmos segurados para atender a várias empresas contratantes, alternadamente, no mesmo período, inviabilizando a individualização da remuneração desses segurados por tarefa ou por serviço contratado.

Parágrafo único. São considerados serviços prestados alternadamente, aqueles em que a tarefa ou o serviço contratado seja executado por trabalhador ou equipe de trabalho em vários estabelecimentos ou várias obras de uma mesma contratante ou de vários contratantes, por etapas, numa mesma competência, e que envolvam os serviços que não compõem o Custo Unitário Básico (CUB), relacionados no Anexo VIII .

Art. 136. A contratada, legalmente obrigada a manter escrituração contábil formalizada, está obrigada a registrar, mensalmente, em contas individualizadas, todos os fatos geradores de contribuições sociais, inclusive a retenção sobre o valor da prestação de serviços, conforme disposto no inciso IV do art. 47.

Art. 137. O lançamento da retenção na escrituração contábil, de que trata o art. 136, deverá discriminar:

I - o valor bruto dos serviços;

II - o valor da retenção; e

III - o valor líquido a receber.

Parágrafo único. Na contabilidade em que houver lançamento pela soma total das notas fiscais, das faturas ou dos recibos de prestação de serviços e pela soma total da retenção, por mês, por contratante, a empresa contratada deverá manter em registros auxiliares a discriminação desses valores, por contratante, conforme disposto no inciso III do art. 134.


Nota
Para saber mais acerca das "Obrigações da empresa contratante" leia os artigos 138º e seguintes da mesma Normativa.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.