x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 583

Ainda da para Receber restituição IR 2010

Alvaro

Alvaro

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 17:37

Tem um cliente meu que fez um acerto nos ultimos dias de 2010. Na época ele não declarou e parece que nem a empresa. Ele falou comigo que tinha recebido em 2012, então eu fiz a declaraçao dele em 2013 lancei os valores. Caiu na malha fina pois a propria empresa falou que não declarou. Então vou retificar.

Então vendo os documentos enviados pela empresa vi que são dos ultimos dias de 2010 e alguns inicios de 2011 então gostaria de saber: A menina da empresa falou que poderia me dar o comprovante de rendimentos de 2012, ja que não foi lançado por eles. Mas acho que pegarei de 2010 mesmo para evitar problemas.... Então gostaria de saber:

1) A receita paga restituição de anos anteriores como esta que nem ele nem a empresa declararam, pois estou com medo de lançar 2011/2010 e eles não pagarem, com certeza meu cliente não vai entender que o erro foi dele e da empresa, vai achar que eu não fiz corretamente?
2) Mesmo os documentos do acerto advogados serem de 2011/2010. Se a empresa der um comprovante de 2012 qual é melhor optar?
Desde ja agradeço

Genivaldo Pires

Genivaldo Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 17:51

Boa Tarde Alvaro

1) A receita paga restituição de anos anteriores como esta que nem ele nem a empresa declararam, pois estou com medo de lançar 2011/2010 e eles não pagarem, com certeza meu cliente não vai entender que o erro foi dele e da empresa, vai achar que eu não fiz corretamente?
R: Como nem ele nem a empresa declarou esta renda se você declarar cairá na malha fina novamente, se quiser retificar a empresa precisa declarar para que você declare sem cair na malha. Pelo que entendi, foi uma receita que deixou de informar, então deixou de contribuir com imposto de renda, neste caso não gerará valor de IR a restituir.


2) Mesmo os documentos do acerto advogados serem de 2011/2010. Se a empresa der um comprovante de 2012 qual é melhor optar?
R: Se o comprovante de pagamento estiver com data de 2012, você informa com a data do documento suporte, no caso o recibo em caso de autônomo ou nota fiscal no caso de pessoa jurídica.


Dê uma olhada no link

www.receita.fazenda.gov.br

Cordialmente,
Genivaldo Pires
"Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo! " Vinicius de Morais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.