x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 753

Cobrança indevida pela RF

DORIVAL UMBERTO MARCILIO

Dorival Umberto Marcilio

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Mecânico
há 10 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 09:26

Por favor me ajudem neste tópico:
A Receita federal está me cobrando diferença de IRPJ que foi retido pelo tomador (1,5 %). Levei até o portal da RF os comprovantes anuais pagam. e de retenção de IRPJ emitidos pelo tomador, comprovando que o tomador havia retido a diferença.
A RF não aceitou e disse que eu tenho que corrigir a documentação pela internet.

Onde devo declarar que o tomador reteve 1,5% de IRPJ ? Eu declarei somente na Declaração anual. (DIPJ)

Tenho uma microempresa prestadora de serviços-Lucro presumido
Sem mais, agradeço

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 09:33

Dorival, na DCTF deve-se se lançar como "valor do débito": a diferença entre o tributo devido menos o que foi retido. Verifique nas DCTFs da empresa se os valores dos débitos fecham com os valores pagos nos darfs.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 18:18

Normalmente essas cobranças são em função de dados declarados na DCTF.

Semana passada, retifiquei uma DCTF de julho/2012, em virtude de uma retenção que foi compensada e depois se verificou que o tomador não havia retido, o que gerou um valor a pagar maior do que foi pago na época e, portanto, uma diferença a quitar agora, e essa semana fomos emitir uma certidão negativa e o débito já constava no sistema.


DORIVAL UMBERTO MARCILIO

Dorival Umberto Marcilio

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Mecânico
há 10 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 10:45

Bom dia Márcio.

Vou fazer as retificações nas DCTFs e ver como retornará.
Gostaria, se não for inconveniente, de lhe perguntar: Quando você retificou essa DCTF, a receita federal cobrou multa ? O motivo desta pergunta é que dependendo do valor da multa (se houver) em relação ao débito compensaria pagar a o débito.
Muito obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.