x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.171

Sobre o enquadramento de uma ME

HEITOR HOLANDA SANTANA QUEIROZ

Heitor Holanda Santana Queiroz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 10:31

Olá pessoal, estou precisando da ajuda de vocês.

Comecei a trabalhar como autônomo a pouco e não tenho muita experiência.

A duvida é a seguinte: uma empresa que abri pra um cliente é ME mas perdeu o prazo pra solicitar a entrada no Simples. Ai quero saber se automaticamente ela fica no lucro presumido? E ela não fez nenhuma compra, nem venda, nem contratou ninguém. Mesmo assim tenho que fazer as declarações dela? Tudo com faturamento zero?
Estadual tem que fazer separado?
Ela foi aberta dia 06/06/2013.

Muito obrigado a quem souber responder pela ajuda.

Eduardo Affonso Rodri

Eduardo Affonso Rodri

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 10:52

Heitor,

Segue:

opção ou a adesão pelo Simples Nacional da pessoa jurídica enquadrada na condição de microempresa e empresa de pequeno porte dar-se-á por meio da internet, sendo irretratável para todo o ano-calendário.

A opção deverá ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil, produzindo efeitos a partir do primeiro dia do ano-calendário da opção.

As pessoas jurídicas já regularmente optantes pelo Simples Nacional não precisam fazer nova opção, mantendo-se no sistema enquanto não excluídas.

INÍCIO DE ATIVIDADES

A opção produzirá efeitos a partir da data do início de atividade, desde que exercida nos parâmetros adiante estabelecidos.

No caso de início de atividade da ME ou EPP no ano-calendário da opção, deverá ser observado o seguinte: