Rosana Braga
Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde! Tenho uma empresa SN,inativa a mais de 12 meses, ME, possue débitos (DAS) consigo solicitar a baixa sem quitar os débitos do Simples Nacional? obrigado!
respostas 1
acessos 506
Rosana Braga
Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde! Tenho uma empresa SN,inativa a mais de 12 meses, ME, possue débitos (DAS) consigo solicitar a baixa sem quitar os débitos do Simples Nacional? obrigado!
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado Boa tarde Rosana
§ 3º No caso de existência de obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas referidas no caput, o titular, o sócio ou o administrador da microempresa e da empresa de pequeno porte que se encontre sem movimento há mais de 12 (doze) meses poderá solicitar a baixa nos registros dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais independentemente do pagamento de débitos tributários, taxas ou multas devidas pelo atraso na entrega das respectivas declarações nesses períodos, observado o disposto nos §§ 4º e 5º. ( Redação dada pela Lei Complementar nº 139, de 10 de novembro de 2011 )
§ 4º A baixa referida no § 3º não impede que, posteriormente, sejam lançados ou cobrados impostos, contribuições e respectivas penalidades, decorrentes da simples falta de recolhimento ou da prática comprovada e apurada em processo administrativo ou judicial de outras irregularidades praticadas pelos empresários, pelas microempresas, pelas empresas de pequeno porte ou por seus titulares, sócios ou administradores. ( Redação dada pela Lei Complementar nº 139, de 10 de novembro de 2011 )
§ 5º A solicitação de baixa na hipótese prevista no § 3º deste artigo importa responsabilidade solidária dos titulares, dos sócios e dos administradores do período de ocorrência dos respectivos fatos geradores.
§ 6º Os órgãos referidos no caput deste artigo terão o prazo de 60 (sessenta) dias para efetivar a baixa nos respectivos cadastros.
§ 7º Ultrapassado o prazo previsto no § 6º deste artigo sem manifestação do órgão competente, presumir-se-á a baixa dos registros das microempresas e a das empresas de pequeno porte.
§ 8º Excetuado o disposto nos §§ 3º a 5º deste artigo, na baixa de microempresa ou de empresa de pequeno porte aplicar-se-ão as regras de responsabilidade previstas para as demais pessoas jurídicas.
§ 9º Para os efeitos do § 3º deste artigo, considera-se sem movimento a microempresa ou a empresa de pequeno porte que não apresente mutação patrimonial e atividade operacional durante todo o ano-calendário.
Fonte: Artigo 9º da Lei Complementar 123/2006
...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.