x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.709

IPI pago a menor

Frá

Frá

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 10:04

Bom dia,

No mes 11/2012 foi recolhido o IPI com valor a menor de R$ 9,20 minha pergunta é o seguinte:

Esse valor está pendente de pagamento até a data de hoje, posso somar na minha apuração do IPI do mes 08/2013 e pagar? Por se tratar de valor inferior a 10,00 não posso emitir um darf e pagar com multas e juros correto? Por este valor estar pendente de pagamento e nesse meio tempo ter ocorrido saldos devedores em outros meses e nao ter feito esse recolhimento, posso ter problemas com a RFB?

Att,
Frá

Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 10:35

Frá
Bom dia!!

Entendo que há duas situações: 1) Esta diferença está apurada na contabilidade e 2) Tem que consultar a situação fiscal no e-Cac.

O imposto não pode ser lançado em competências diferentes, entendo que pode ser feito é um lançamento extra em 08/2013 informando no histórico a diferença apurada caso a contabilidade não tinha conciliado em 11/2012.

No portal e-Cac em situação fiscal você consegue emitir o Darf.

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.