x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 126

acessos 52.964

Imobiliária (construção imóv.)

ANDRÉ SOBANIA HIITTENER

André Sobania Hiittener

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2007 | 11:45

Olá,
Alguém poderia me esclarecer o que significa dizer que as atividades imobiliárias de compra e venda, loteamento, incorporação e construção de imóveis não podem optar pelo lucro presumido enquanto não concluídas as operações imobiliárias para as quais haja registro de custo orçado. Estou começando a me familiarizar com o ramo de construção civil e essa é umas das minhas dúvidas.

Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Domingo | 23 dezembro 2007 | 21:20

Boa noite André,

Quando você constrói um imóvel para venda, deve fazer uma estimativa do "quanto vai gastar" nesta construção, posto que seu lucro seja determinado pela diferença entre o valor gasto e o total da venda. Vale dizer que desde o início da obra em construção há que se ter o orçamento de custos, ou seja, você precisa fazer uma projeção de custos (ter os custos orçados) para saber por quanto deverá vender para que haja lucro, ou poderá ser surpreendido pela verificação de prejuízos obtidos na operação.

Na sistemática do Lucro Presumido os impostos (IRPJ e CSLL) incidem sobre a receita com base em presunção de lucro independentemente de suas despesas ou custos.

Já na sistemática do Lucro Real seja por Estimativa ou Trimestral, os impostos (IRPJ e CSLL) incidem sobre o lucro real assim entendido o contábil que se obtém diminuindo das receitas os custos e as despesas, ajustados pelas adições, exclusões e compensações

Não se pode "misturar" as duas sistemáticas considerando custos orçados em empresas optantes pelo Lucro Presumido.