x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 5.881

Dúvida em DAS e GPS

Sidnei Vladisauskis

Sidnei Vladisauskis

Bronze DIVISÃO 1, Desenvolvedor
há 11 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 10:33

Bom Dia,

Estou com uma dúvida sobre o DAS e o GPS.

Tenho uma empresa de tecnologia, não tenho funcionários, emito nota para outras empresas pois sou prestador de serviço.

Minha empresa é LTDA e se encaixa no SIMPLES.

Fiquei sem emitir nota por 2 anos e voltei nesse mês de agosto, quando emiti minhas notas meu contador me explicou algumas coisas, mas os valores foram muito discrepantes da última vez que emiti uma nota.

Não confio muito em meu contador, porque ele já errou uma vez, e queria da ajuda de vovês para ver se isso está certo.

Emiti duas notas no mês de agosto, uma de R$4000.00 e outra de R$3000,00

o código da atividade é: 1.01/360300 - DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

primeiro meu contador me ligou dizendo que meu DAS poderia chegar a 27% do valor total e que meu GPS emitido pela empresa poderia chegar a R$1.200,00

Fiquei assustado, porque na última vez que emiti uma nota, o DAS era de 10% e meu GPS não chegou a R$100,00.

Ele me aconselhou a retirar o GPS pela pessoa física, que pago R$135,60 e que iria ver a alíquota do DAS.

Essa semana ele me mandou os dois carnes.

Primeiro me assustei com o GPS, que veio em nome da empresa e o valor é de R$210,18, bem diferente do que tinha me falado, me ligaram e me explicaram que esse valor é calculado sobre 1 salário mínimo e não pelo valor do faturamento mensal.

Depois veio o DAS no valor R$315,00, bem longe dos 27%, então ele me disse que me enquadro no anexo IV e que a alíquota começa em 4% e eu estava nessa faixa, mas pelo que eu me lembro essa porcentagem, mesmo no anexo IV era de 10%.

Alguém pode me dizer se isso está certo e me esclarecer como é calculado o GPS e o DAS?

Agradeço muito a vocês

ALBERTINO RODRIGUES BARBOSA

Albertino Rodrigues Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 10:52

Bom dia,


Aproveitando estou com uma duvida referente a DAS, tenho uma empresa de prestadora de serviço desenvolvimento de Software enquadrada no Simples Nacional anexo IV emitiu duas notas esse mes, uma para cidade de Curitiba-PR e outra para cidade do interior de SP, o faturamento do mes é a soma das duas notas e qdo coloco prestação de serviço anexo IV para outros municipio como faço para destacar os dois municipios com os respectivos valores para calcular o valor da DAS, uma vez q permite colocar somente um municipio?

Alguem poderia me esclarecer?

PEDRO CASAGRANDE

Pedro Casagrande

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 11:39

Bom dia SIDNEI.

VAMOS LA.

(DAS)

Se você não emitiu nota entre 2 anos, seu contador deveria estar zerando o período que não houve movimento.

Se sua empresa se enquadra na alíquota de 4,50% se no ultimo 12 meses seu faturamento for até 180.000,00 no período que foi aberta empresa, seus impostos será de 4,50% sobre o valor da receita.

se você emitiu no mês 7.000,00 x 4,50% = 315,00 esta o.k o DAS

O Simples Nacional é CUMULATIVO, vamos dizer que seu faturamento durante os últimos 12 meses acumulado foi de alem de 180.000,01 você ja entrara na alíquota de 6,54% sobre a receita do mês.

para você ficar por dentro dos cálculos dos impostos que você anda pagando, sempre que seu contador mandar o imposto peça o extrato do simples nacional e consulte sua alíquota e o faturamento Acumulado durante os últimos 12 meses.
neste link você pode acompanhar as alíquotas do simples .
Oculto.pdf" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.microcompanycontabilidade.com.br

GPS:
Agora , Referente a GPS está totalmente distorcida essas informações , pois sua empresa esta enquadrado pelo simples , sendo assim você como Sócios poderia recolher Pro Labore de 11% sobre o salário mínimo, totalizando R$ 74,58 ( Setenta e Quatro Reais e Cinquenta e Oito Centavos ). E mesmo que você venha recolher como pessoa física de acordo com a orientação de seu contador, nunca seria nesse valor de R$ 210,58 (Duzentos e Dez Reais e Cinquenta e Oito Centavos ) sobre o salário mínimo !! pois alíquota de recolhimento de pessoa física é de 20%, ficando o valor total da guia da GPS R$ 135,60 (Centos e Trinta e Cinco Reis e Sessenta Centavos ).

Caso você aja interesse mudar de Contador fica nosso contato.
Oculto

Atenciosamente;

PEDRO CASAGRANDE

Sidnei Vladisauskis

Sidnei Vladisauskis

Bronze DIVISÃO 1, Desenvolvedor
há 11 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 11:47

Pedro,

Obrigado pela resposta.

Esclareceu muito e fico aliviado pelo menos no DAS.
Então mesmo eu sendo tecnologia e desenvolvimento de software a alíquota mínima é de 4,5% certo?

Agora o GPS, ela me explicou que por eu ser software a alíquota do meu problabore seria maior.

Tem alguma lei onde posso ver melhor isso?

Não sei se posso fazer isso aqui, mas vc está em são paulo? quanto cobra para fazer a contabilidade? qualquer coisa em manda mp.

[]'s

PEDRO CASAGRANDE

Pedro Casagrande

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 13:13

Sidnei.

Referente ao DAS esta correto a alíquota de 4,5%

referente a GPS ira aumentar sim, porque você não esta pagando no DAS então terá que pagar por fora.

São muitos detalhes mesmo, te explicarei melhor em mp.

sim poderá consultar sim sem problemas, sim somos de São paulo.

Thiago Passos

Thiago Passos

Bronze DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 13:55

Complementado a resposta do meu companheiro de escritório Pedro, referente a GPS, as empresa que estão no Anexo IV, deverá acrescentar 20% de alíquota alem dos 11%, ficando assim : R$ 678,00 x 31% = R$ 210,18( Duzentos e Dez Reais e Dezoito Centavos ). de acordo com Lei arts. 17 § 1º e 18 da Lei Complementar nº 123/2006, com a redação dada pela Lei Complementar nº 127/2007.

PEDRO CASAGRANDE

Pedro Casagrande

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 14:00

Boa Tarde Albertino

quando for fazer o imposto:

1º colocara o valor bruto da receita
2º você ira em prestador de serviço
3º Ira no anexo IV e no campo aparecera para preencher os dados do município.
4º para incluir outo va em inserir um novo município, clique aqui.

5º e preencha o valor de cada município que você prestou o serviço.

6º e calcular esta o imposto.

Espero ter ajudado.

atenciosamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.