x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.608

IRRF recolhido no cpf do meu cliente

Alvaro

Alvaro

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2013 | 14:00

Meu cliente recebeu uma indenização trabalhista com retenção de IRRF em 2010 pago pela Caixa Economica Federal.
So que na época a empresa que ela trabalhou sonegou e não lançou os valores para a receita naquele periodo. Depois de cobrarda empresa eles retificaram a dirf e enviaram hoje 13/2013 o informe de rendimentos do ano de 2011/2010 (ano base).
Minha duvida é esta no informe de rendimentos da empresa de 2011/2010 o campo IRRF veio como zero. Entendi o motivo porque na epoca 2010 o juiz mandou a caixa economica federal recolher o IRRF no cpf do meu cliente.
Então agora estou sem saber como fazer para lançar sem cair na malha fina e para que ele receba a restiuição que foi descontado na época de 2010 pela caixa. Enfim a complicação esta que o IRRF não foi recolhido no cnpj da fonte pagadora e sim no cpf dele na época.

Pedi até um conselho para o contadora da empresa que me envio o informe veja abaixo como perguntei a ela:

Sra. Maria sobre o informe que você me envio hoje peço um conselho:

1) Se eu lançar na retificação de 2011 do meu cliente(ele fez a declaração na época declarou na epoca so um rendimento x, ) os valores que você me enviou no informe de rendimentos. Acho que dara problema na restituição ja que no informe de rendimentos o IRRF o valor esta 0 (zero).

Entendi o motivo de ser 0, ja que parece que foi a caixa econômica federal que recolheu o IRRF no cpf dele. Então se eu no campo IRRF lançar o valor recolhido pela caixa tenho medo de dar problemas ja que a receita vera o lançamento do IRRF da sua empresa como 0.

Caso eu abra outra fonte pagadora para caixa teria que lançar os valores 0 exceto o IRRF. Então temo eles não aceitarem devido para ter IR tem que ter um valor de rendimento tributavel no caso da caixa -0....


O que você me sugere?

1) Lançar a fonte pagadora a sua empresa, com IRRF zero, como veio com seu informe de rendimentos e

2)Abrir uma outra fonte pagadora caixa com tudo 0 exceto com o IRRF com o valor descontado?

3) Lançar o informe de rendimentos da sua empresa, e ao inves do IRRF 0 colocar o valor descontado pela caixa.... Mas acho que eles não cruzarão o valor da caixa sozinho...


4) Lançar tudo em nome da caixa tanto os valores recebidos como os pagos IRRF. Mas penso que caira em malha se eu não lançar no nome da sua empresa...


Se fosse você o que faria?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 12:31

Se o Darf foi emitido em nome de seu cliente pessoa física, você poderia fazer um redarf para o código 0246 e informa-lo na ficha de imposto pago.

Não esqueça que os rendimentos recebidos acumuladamente podem ser distribuídos pelo número de meses a que se referem.



Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 12:37

Aproveitando esse tópico, pois tem relação com o assunto a que vou expor: Tenho uma cliente, dependente na declaração de seu esposo, o qual é militar. Fiz a declaração do mesmo e lancei a esposa. ocorre que ela tem uma empresa inativa no Pará e alguém, provavelmente, seu ex contador, apresentou declaração IRPF 2013 em seu CPF e a declaração do esposo caiu na malha. Ela pode pedir o cancelamento dessa declaração, com alegação que não foi ela que apresentou? Alguém sabe algum procedimento? Ou terei que retificar a declaração do esposo e retirar ela como dependente?

Skype termy.ferreira
Alvaro

Alvaro

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 13:03

Sobre a declaração do militar. Primeiro veja no site da receita se este realmente foi o problema que a declaração foi para malha fina. Se sim entendo que a melhor situação é tirar ela de dependente, já que geralmente não compensac colocar quem tem renda como dependente.
Quanto a empresa é bom verificar porque é ruim ter empresa no nome se a paessoa não usa mais.

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 14:45

Sim, esse foi realmente o problema da malha, a esposa declarou em separado. O problema é que eles tem planos de saúde e despesas que restituem um valor maior, retificando a declaração e retirando o nome dela, o valor se torna irrisório. Ademias, o problema é que ela não autorizou ninguém a declarar em seu nome. Aí pergunto se é possível cancelar essa declaração, que foi enviada por terceiros.

Skype termy.ferreira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.