x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.155

panificação no simples

DEYVISON ALEMBERG

Deyvison Alemberg

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2013 | 17:40



boa tarde

estou abrindo uma padaria, e irei colocar a mesma no simples nacional.

no pgdas eu irei preencher, como industria ou comércio?

(sei que o cnae e de indústria, mais nas minhas pesquisas eu vi o decreto nº 7.212 de 15 de junho de 2010. que fala sobre o ipi, que me diz que segundo o art. 5º, parágrafo i, letra a). diz que não se considera industrialização a fabricação de produtos de padaria que os produtos se destinem a venda direta a consumidor.)

o que fazer senhoras e senhores?

Thiago Souza

Thiago Souza

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2013 | 17:48

Boa tarde Deyvison, aqui temos uma padaria, e ela está como comércio, até por que uma padaria não venderá exclusivamente pão, e sim muitas outras coisas, então se enquadraria como comércio, a nossa ta no simples.

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia."

João 15:18-19
Eve PPC

Eve Ppc

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2013 | 17:53

Ola amigo

Classifica a atividade industrial como o conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação de matérias-primas, de modo manual ou com auxílio de máquinas, em mercadorias.

Dessa forma não podemos considerar uma padaria como comercio, porem se ira revender produtos e fabricar pães (por exemplo), entendo como industria e comercio.

GRAZIELLY TEIXEIRA DE FRANÇA

Grazielly Teixeira de França

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2013 | 18:17

No meu entendimento, deve incluir o código de indústria, como atividade principal, até porque em relação ao ICMS ficará mais fácil de conseguir alguma isenção ou redução do valor a recolher.
Mas também deverá incluir como cnae secundário o comércio..
Assim fica suprido as duas necessidades.
Ate mais!

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 07:34

Deyvison,

Art. 5o Não se considera industrialização:

I - o preparo de produtos alimentares, não acondicionados em embalagem de apresentação:

a) na residência do preparador ou em restaurantes, bares, sorveterias, confeitarias, padarias, quitandas e semelhantes, desde que os produtos se destinem a venda direta a consumidor; ou

b) em cozinhas industriais, quando destinados a venda direta a pessoas jurídicas e a outras entidades, para consumo de seus funcionários, empregados ou dirigentes;

Fonte: RIPI 2010


Se a empresa for uma simples padaria, que venda seus produtos diretamente para consumidor final, esta se enquadra como comércio.

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.