x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 818

Tributação de lucro distribuido a maior

Danilo Barbosa

Danilo Barbosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 09:42

Bom dia caros colegas me deparei com a seguinte situação: Uma empresa do simples nacional possui sua contabilidade regular "escriturada como lucro real" no primeiro semestre de 2013 ela levantou balanço semestral e distribuiu lucro, porém, precisamente dois meses após essa distribuição constatou-se que o lucro distribuído deveria ser 337,39 reais a menor, devido uma despesa que não foi agrupada na DRE. Minha duvida é a seguinte essa diferença de 337,39 deve ser tributada no imposto de renda da pessoa física? ao meu ver não deve ser tributada, pois a diferença é menor que 1.710,78 porém estou na dúvida, e pergunto a vocês caros colegas, como devo tratar essa diferença minuscula? por favor se possível me passem o embasamento para que eu possa ter argumentação para futuros questionamentos. Desde já grato.

Carlos Pinheiro

Carlos Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 09:55

Danilo Barbosa bom dia!

A intempestividade do valor desta diferença me faz aplicar uma técnica pouco ortodoxa contudo abalizada pelas técnicas contábeis/tributarias.

Considere o valor distribuído a maior para o sócio como um passivo do sócio perante a empresa e faça o acerto com uma futura distribuição de lucros. Se a diferença persistir peça o sócio para reembolsar a empresa no valor da diferença no final do exercício e 2013.

Carlos Pinheiro
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.