x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 471

Previdencia Privada

Luciani Roberto

Luciani Roberto

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 12:07

Bom dia Caros Colaboradores do Fórum, Estou com uma dúvida e gostaria de receber contribuições.

SITUAÇÃO: tenho uma Cliente PF que é servidora Publica, recebe de 02 Fontes pagadoras, sendo que em uma dessas fontes o Imp. Retido é mto pouco; motivo pelo qual aumenta Consideravelmente o IR a pagar no final do Ajuste.

Considerando que a Cliente busca dentro da legalidade reduzir o valor do IR a pagar estou em busca de uma alternativa que esteja amparada pelo regulamento para que ela reduza o imposto a ser recolhido. Sugeri que ela buscasse junto com seu Gerente um Plano de Previdencia Privada, como forma de Compensar o valor, ja os valores pagos a titulo de Prev. Privada alem de serem Dedutíveis podem retornar ao contribuinte na condição de BEneficios. Alguem sugere outra Estratégia, ou sabe explicar como e feita esta dedução no IRPF?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 15:45

Boa tarde Luciani

A ideia é ótima, entretanto a dedução das despesas com contribuições a previdência privada, obedecem a um limite.

A dedução relativa às contribuições para entidades de previdência privada, somadas às contribuições para o Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), destinadas a custear benefícios complementares, assemelhados aos da previdência oficial, cujo ônus tenha sido do participante, em beneficio deste ou de seu dependente, fica limitada a 12% do total dos rendimentos computados na determinação da base de cálculo do imposto sobre a renda devido na declaração. Resposta 314

Alternativamente, para não pagar o imposto devido em apenas oito parcelas este contribuinte pode se programar e recolher o imposto complementar (facultativo).

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.