x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 550

Josieles Bernardo da Silva

Josieles Bernardo da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 1 outubro 2013 | 16:34

Não compreendi esta reportagem abaixo, alguém poderia mim ajudar?
Para fins de apuração da base de cálculo do Lucro Presumido, é possível a adoção do regime de caixa, ocorrendo a tributação, tanto do IRPJ, quanto da CSLL, PIS e COFINS, no efetivo recebimento dos créditos (duplicatas).
Desta forma, a tributação das operações fica compatível com as entradas financeiras dos recursos, evitando a necessidade de capital de giro adicional para movimentação dos negócios para pagamento exclusivo dos encargos tributários das vendas.
Esta hipótese está prevista na IN SRF 104/1998, e condiciona-se à:
1) emissão da nota fiscal por ocasião da entrega do bem ou da conclusão do serviço;
2) caso seja mantida escrituração somente do Livro Caixa, neste deverá ser indicada, em registro individual, a nota fiscal a que corresponder a cada recebimento;
Caso seja mantida escrituração contábil, os recebimentos das receitas deverão ser controlados em conta específica, na qual, em cada lançamento, deverá ser indicada a nota fiscal a que corresponder o recebimento.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 1 outubro 2013 | 21:37

qual é sua dúvida? O que a reportagem diz é a possibilidade da empresa pagar os encargos tributários adotando o regime de caixa (efetivo recebimento das receitas), como acontece com as pessoas físicas.

Assim se você fatura em um trimestre R$ 100.000,00 mas os clientes tê prazo para pagar e neste trimestre você só recebeu 50 mil, é sobre este valor que será calculado os tributos.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.