x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.407

Freelancer, premiações e o carnê-leão.

laura N

Laura N

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 outubro 2013 | 01:16

Olá,
Eu trabalho exclusivamente como freelancer na área de design gráfico. Também participo de competições de design e de vez em quando eu recebo uma premiação em dinheiro. Essas são as minhas únicas fontes de renda, que dá uma média de 3 mil por mês.

Fui orientada a pagar o carnê-leão mensalmente e depois declarar o IRPF. Minhas dúvidas: é isso mesmo? Se for, os pagamentos que eu fizer com o carnê-leão todo mês serão abatidos do imposto de renda? Ou tenho que pagar duas vezes? (o referente ao carnê-leão e mais o do imposto de renda?)

Obrigada
Laura

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 outubro 2013 | 08:05

Bom dia Laura N!

Bem resumidamente, o Carnê Leão é uma apuração do Imposto de Renda na soma das rendas mensais, onde você irá recolher mensalmente.

Na Declaração de Imposto de Renda é declarado o que recebeu no ano e o que foi recolhido, podendo no final da apuração anual, ocorrer um saldo à pagar ou a restituir.

Pesquise aqui no Fórum sobre este assunto que você vai encontrar vários tópicos à respeito.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
laura N

Laura N

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 outubro 2013 | 22:26

Boa tarde, Gilberto

Grata pelo retorno, mas a minha dúvida é saber se no meu caso (sou freelancer) devo ou não pagar o carnê-leão.

Grata,
Laura

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 14:36

Olha, é bom ir recolhendo mensalmente, porque se deixar para recolher na Declaração de Imposto de Renda, creio que pode parecer uma carga muito grande, pois será o recolhimento do ano todo.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.