x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 1.122

Calculo do simples nacional

Danilo Barbosa

Danilo Barbosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 22 outubro 2013 | 09:28

A base de calculo para descobrir o valor do DAS "simples nacional" é a receita bruta dos últimos doze meses? se for isso, para calcular o valor do DAS a da competência 10/2013 devo pegar o faturamento de 10/2012 a 09/2013? é isso? desde já grato pelo repasse de conhecimento, se alguém tiver uma tabela em excel para o acompanhamento mensal desse calculo disponibiliza ai no fórum por favor, Anexo III desde já grato.

Jonas Giovanelli

Jonas Giovanelli

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 22 outubro 2013 | 09:38

Sua pergunta está meio confusa, se vc quer saber o faturamento do mês 10/2013 basta vc pegar somente o faturamento do mês...

Atenciosamente,
Jonas Giovanelli.
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 22 outubro 2013 | 09:46

Danilo, se sua duvida for a seguinte: para saber o valor do DAS gerado da competência 10/2013, pega-se então o Faturamento do mês 10/2013 e aplica-se a alíquota do Simples em que a empresa se encontra. então se paga o imposto do mês referente ao faturamento do mesmo.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Danilo Barbosa

Danilo Barbosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 22 outubro 2013 | 09:50

Anderson, já possuo a Receita bruta dos ultimos 12 meses em questão.
Jonas, o faturamento do mês 10 eu sei qual é,o que eu preciso saber é qual o valor do DAS que eu irei pagar em Novembro que é referente a competência de outubro.

Jonas Giovanelli

Jonas Giovanelli

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 22 outubro 2013 | 09:53

Danilo se vc á tem o valor ref. ao mês 10 é so vc pegar seu faturamento e aplicar a alíquota que sua empresa está enquadrada no simples, mais o simples so vai vencer no dia 20/11/2013

Atenciosamente,
Jonas Giovanelli.
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Terça-Feira | 22 outubro 2013 | 10:02

Bom dia Danilo,


7.6. Como se calcula o valor devido mensalmente pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional?

Resumidamente, o valor devido mensalmente pelas ME e EPP optantes pelo Simples Nacional é determinado mediante aplicação das tabelas dos anexos da Lei Complementar nº 123, de 2006.

Para efeito de determinação da alíquota, o sujeito passivo utilizará a receita bruta acumulada nos 12 (doze) meses anteriores ao do período de apuração (RBT12).

Já o valor devido mensalmente, a ser recolhido pela ME ou EPP, será o resultante da aplicação da alíquota correspondente sobre a receita bruta mensal auferida (regime de competência) ou recebida (regime de caixa), conforme opção feita pelo contribuinte.

Fonte: Perguntas e Respostas - Simples Nacional


Assim sendo, sua base de cálculo é a receita bruta acumulada de outubro/2012 à setembro/2013 e a alíquota. sera a que estiver nesta faixa de receita bruta.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Danilo Barbosa

Danilo Barbosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 22 outubro 2013 | 10:39

Deixa eu ver se entendi: em cima do faturamento dos ultimos 12 meses eu tenho a base de calculo para encontrar a minha faixa de tributação no anexo em que me enquadro, depois de encontrar essa faixa eu uso o meu faturamento do mês atual é isso? Ex: o meu faturamento acumulado considerado dos ultimos 12 meses " 10/2012 a 09/2013 é: 100.000,00 então me enquadro na aliquota de 6% do anexo III, para eu saber o valor do DAS que irei pagar em Novembro que é referente a competencia outubro devo simplesmente pegar o faturamento do mês 10/2013 e aplicar 6% que é isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.