x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.320

irrf corretora de seguros

silvia fernandes

Silvia Fernandes

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 11:23

bom dia.Alguém pode me ajudar.
tenho um cliente que é corretora de seguros, para emitir as notas eles soma todas as comissões de uma determinada seguradora e emite uma nota para o mes todo, mas o IRRF (1,50%)ele menciona na nota somente das comissões que ultrapasaram o valor de R$ 666,67 (porque abixo deste valor o calculo fica menor de 10,00 e não recolhe), então se pegar o valor bruto da nota e multiplicar por 1,50% não chega no valor mencionado na nota, porque tem algumas comissões no mês que não atinge valor para IRRF, ele pode fazer assim, ou deveria mencionar o IRRF do total bruto da nota?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 13:28

Boa tarde Silvia

...para emitir as notas eles soma todas as comissões de uma determinada seguradora e emite uma nota para o mes todo,(...)

O imposto de renda a ser informado para futura retenção pela tomadora dos serviços (neste caso) é sobre o total da Nota Fiscal, pois

nela está inclusa a corretagem sobre todos os serviços prestados à mesma seguradora no mesmo mês.

Você não pode individualizar cada comissão, pois a seguradora não irá lha pagar individualizadamente. Você "cobra" o total mensal das comissões e a segurado lhe pagará pelo total, logo o imposto de renda incidirá sobre o total.

...

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 14:50

Silvia,

Também tenho ciente que é corretora de seguros, vale dizer presta serviço na venda de seguros para diversas seguradoras, o que ocorre é que no início de cada mês as seguradoras fornecem um extrato paras as corretoras referente ao movimento de comissões do mês anterior demonstrando o total de comissões e os impostos retidos, para que seja emitida a respetiva nota fiscal e, geralmente, essas comissões são pagas semanalmente retendo os impostos nessa ocasião.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.