x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.731

Regime Tributário Simples Nacional

Silvano Demetrio da Silva

Silvano Demetrio da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 10 anos Sábado | 26 outubro 2013 | 12:54

Boa tarde, pretendo montar uma indústria de confecção de roupa sob o regime Simples Nacional. Infelizmente, não conheço nada sobre o Simples e procurei informações no Google, mas não achei nada que me deixasse claro, apenas informações muito técnicas para quem é da área contábil.
1º) Como saber o perfil da empresa para Sped, se é "A", "B" ou "C"?
2º) Neste caso será regime cumulativo ou não-cumulativo?
3º) Quais impostos terei direito a crédito nas compras para industrialização?
4º) Como posso saber se poderei transferir o crédito de ICMS para quem comprar da minha empresa?
5º) Sei que a Substituição Tributária (ST) está relacionada ao NCM x Estado, no caso de Simples Nacional existe tributação ou regulamento específico de ST?
6º) Como vou iniciar a atividade (sem histórico de faturamento), como saber que alíquota tributar na tabela II no momento de faturar?

Agradeço qualquer ajuda.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sábado | 26 outubro 2013 | 20:14

respondendo
1) empresa no simples nacional por hora nao entrega o Sped fiscal
2) sendo simples nacional, não há o que se falar em cumulativo e não cumulativo
3) não há crédito nas compras por empresa do simples nacional
4) o crédito só é possivel para empresas no regime nornal, tennho uma tabela de códigos e daqui a pouco posto aqui
5) varia muito conforme o estado de destino, produto, é matéria muito abrangente
6) a cada mmÊs a tabela muda realmennte conforme o seu faturamento,
6.1 ) nos 12 primeiros meses, para efeito de localização dentro da tabela se utiliza: faturamento dos 12 ultimos meses x 12 / nº meses em atividade
6.2 após os 12 meses da abertura será sempre os últimos 12 meses
para efeito da base / linha a ser aplicada

ex:
a) faturamento 01/2013 a 05/2013 R$ 60.000,00
b) faturamnentono mes 06/2013 10.000,00
c) nº de meses em atividade: 7

a base no simples será R$ 60.000 * 12 / 7 = 102857,14

simples nacional tabela II, industria => percentual de 0 a R# 180.000,00
4,50% , valor do DAS no mes 06/2013 R$ 450,00

Márlus



silvanei alves

Silvanei Alves

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 12:14

Márlus Mauri de Meira Mathias
Olá Bom dia!!!!!!!
Sou Administradora da minha empresa com mais 3 sócios no seguimento de construção cível (empreiteira).
Estamos registrado no Simples Nacional tenho algumas duvidas quanto a emissão de NF's:
Em alguns casos iremos fornece matérias para construção na obra e a maõ de obra, neste caso quais os tributos incide?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.