x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.000

Dúvida Simple Nacional

Igor Almeida da Silva

Igor Almeida da Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 18:50

Olá Pessoal,

Meu contador não sei por qual motivo estava recolhendo meu DAS (simples nacional) , na alíquota de 4,5%, sendo que eu ja tinha mudado de faixa de faturamento, e tinha que estar na alíquota de 5,97 e depois na de 7,34%.

Ainda bem que identifiquei o erro e foi corrigido e atualizado esses valores. Porem como eu ja esperava, terei que pagar a diferença não recolhida desses últimos 6 meses de erro (graças a Deus visualizei esse erro e são apenas 06 meses de erro).

Ja foram gerados depois da atualização de valores e alíquotas, os valores a pagar, que são Principal, juros e multa.

Agora minha dúvida é a seguinte:
Claro que tenho que pagar os juros devidos dessa tributação a menor. Mas como foi eu que encontrei o problema e não houve nenhuma cobrança, divida ativa e etc, essa multa procede?????? No meu entender, teria que pagar apenas o principal, mais juros...

Existe alguma possibilidade de recorrer dessa multa, ou esta correto e essa multa realmente procede????

Muito obrigado

Igor

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 20:42

Igor, acessando a página do simples nacional, voce tem acesso acesso ao extrato do DAS, lá vai aparecer como o contador fez / informou o seu faturamento.

quanto ao percentual, o "sistema" gera automaticamente com base no faturamento "somado" dos últimos doze meses.

Quanto a multa e juros, todo valor devido para a receita federal vai ter esses juros e multa.

a multa é de 0,33% ao dia sendo no máximo 20%
os juros é a taxa selic e 1% no mês do pagamnento ( quando o mês for diferente do vcto )

Márlus

Igor Almeida da Silva

Igor Almeida da Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 21:32

Ok, vi que o sistema gera automaticamente os valores com base no faturamento somado dos últimos 12 meses... Não sei o que o contador arrumou, que os faturamentos estavam zerados, ai minha alíquota estava caindo na mais baixa, foi tudo regularizado, gerando essa multa e juros.

Os juros ok, porem minha dúvida é se teria possibilidade de tirar a multa????? Sem chances?????

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 08:20

Bom dia Igor

Meu contador não sei por qual motivo estava recolhendo meu DAS (simples nacional) , na alíquota de 4,5%, sendo que eu ja tinha mudado de faixa de faturamento, e tinha que estar na alíquota de 5,97 e depois na de 7,34%.

Ainda bem que identifiquei o erro e foi corrigido e atualizado esses valores (...)

... (graças a Deus visualizei esse erro e são apenas 06 meses de erro)


O Contador (neste caso) é o responsável pelo pagamento dos juros e da multa decorrentes do erro cometido por ele. Estou certo de que (ele) concordará comigo.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.