x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.609

Retificação de Obrig.Acessórias-Mudança de Regime

Érika Pugliese

Érika Pugliese

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 10:41

Bom dia.
Tenho uma empresa que hoje (2013) est á enquadrada no Lucro Real e que irá migrar para o Simples Nacional em 2014. Acontece que as obrigações acessórias: EFD-CONTRIBUIÇÕES, DACON E DCTF estavam sendo entregues sem movimento por conta de outro contador que assim fez, mas a mesma tem faturamento e precisa ser retificadas todas essas obrigações acessórias. A minha questão é:
CONSIGO RETIFICAR ESSAS DECLARAÇÕES, EM 2014, DEPOIS QUE EU JÁ ESTIVER NO SIMPLES? OU PRECISO RETIFICÁ-LAS ATÉ 31/12/2013 ANTES DE MUDAR DE REGIME?

Yone Sinzato

Yone Sinzato

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 13:52

Boa tarde Erika,

É possível retificar as obrigações acessórias até a data de sua prescrição. Porém é necessário para evitar problemas com o fisco que sejam retificadas o quanto antes.
Fique atenta no caso da DCTF, pois a RFB não recepciona a declaração sem movimento.

[code]CONSIGO RETIFICAR ESSAS DECLARAÇÕES, EM 2014, DEPOIS QUE EU JÁ ESTIVER NO SIMPLES? OU PRECISO RETIFICÁ-LAS ATÉ 31/12/2013 ANTES DE MUDAR DE REGIME?


Lembrando que a empresa no ano calendário 2014 o enquadramento será Simples Nacional, ainda assim terá que entregar as obrigações referente ao exercício 2014 com base no Lucro Real.

Att.

Yone Sinzato
e-mail: yonesinzato@gmail,com
Érika Pugliese

Érika Pugliese

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 17:39

Olá Yone.

Muito obrigada pelas orientações.

Quanto a DCTF eu conferi, e foi entregue porque teve IR (0561), mas os impostos sobre o faturamento foram zerados.
O SPED e a DIPJ foram com o movimento correto (c/ faturam.) todos os meses...

Também acredito que se não corrermos com essas retificações a empresa sofrerá fiscalização brevemente!

Obrigada!

TALITA MASKALENKAS

Talita Maskalenkas

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Domingo | 29 junho 2014 | 21:50

Boa noite,

Estou para começar um trabalho de revisão numa Indústria (Lucro Real) que tem 40 filiais, situadas em 16 Estados.

O que deverei fazer: conferência de todas as Apurações desde Icms à Pis/cofins e retificação das Gias, Gias St, Sintegras, Sped, Efd e Dctf.

A minha dúvida é: por onde começar?? São 4 + 1/2 anos para rever ??

Help, aceito idéias e sugestões!!!!

Grata!!!

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Segunda-Feira | 30 junho 2014 | 08:25

Bom dia, Talita!

Primeiramente deverá estudar muito sobre o ramo de atividade da empresa, saber quais as obrigações acessórias ela está sujeita e de que forma são feitas as apurações de impostos.

Pelo simples fato de haver dúvidas de como iniciar este trabalho, o mais sensato a fazer seria não aceitar um serviço de tamanha responsabilidade.

Trabalho de revisão, talvez se confunda com perícia contábil, este serviço além de ser um trabalho elaborado por contador habilitado e devidamente registrado em Conselho de Contabilidade, não é somente uma simples conferência de obrigações acessórias e/ou apurações de impostos, empresas deste porte exige muito conhecimento do ramo de atividade das normas contábeis, tributárias e trabalhistas para se fazer uma análise satisfatória.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.