x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.069

DIRPF estrangeiro para abertura MEI

Elisa Pirisi

Elisa Pirisi

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2013 | 19:49

Boa tarde a todos,

Sou estrangeira com residência no Brasil há um mes e para trabalhar preciso abrir uma MEI.
Não tendo Titulo de Eleitor, preciso apresentar o numero de uma Declaração IRPF para abri-la.

No ano de referência 2012 ainda tinha residência no exterior. Não tinha (e não tenho) propiedades nem fonte de renda nenhuma (era dependente dos meus pais), nem conta corrente no Brasil. Agora estou vivendo com as (poucas) poupanças em minha conta estrangeira e meu cônjuge Brasileiro, que voltou para o Brasil conmigo, trabalha há poucos meses com MEI.

Acho un pouco absurdo, mas imagino que minha declaração de renda seria totalmente vazia, e com datos (residencia, estado civil etc) relativos ao ano 2012. Estou certa?

É uma pergunta simples mas ao mesmo tempo complexa, e não conheço ninguém que trabalhou com casos parecidos. Mas agradeço qualquer que possa me ajudar o fornecer uma dica.

Desde já muito muito grata

Elisa

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 18:31

Boa Tarde.

O Entendimento e esse mesmo, porem como esta vivendo de uma poupança que tem no exterior, ou seja possui uma conta la fora, e pelo que entendi , vive de saques nela, ou transferencias etc..., nao se esqueça de declarar a mesma, para nao se complicar mais tarde.
Boa sorte.

Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.