x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.171

PROCEDIMENTO DE PAGAMENTO PIS E COFINS

CARLA FABRÍCIA DA SILVA LUZ

Carla Fabrícia da Silva Luz

Bronze DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 10 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 13:18

Boa tarde gente, gostaria de saber como proceder em relação ao pagamento da PIS e COFINS. Emiti uma nota para uma prefeitura e pensei que eles fizessem retenção da PIS e COFINS, só que não, só que antes de eu saber que eles não faziam a retenção já tinha apurado o trimestre e feito o pagamento só do IR e CSLL, daí nesse caso como devo proceder em relação ao pagamento que eu pensei que seria retido e é devido ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 13:36

Boa tarde Carla

Retifique a DCTF e a EFD-Contribuições, calcule o PIS e a COFINS e as pague já acrescida da multa e dos juros.

Nota
A retenção só é devida (se for o caso) apenas quando do pagamento da Nota Fiscal, logo a diminuição/compensação efetivada antes do pagamento/recebimento, além de proibitiva pode causar o transtorno em pauta.

...

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 15:45

Boa tarde Carla,


Se os débitos de PIS/COFINS referem-se ao mês de setembro/2013, basta incluí-los nesta DCTF (setembro) já informando em "Pagamentos Com DARF" os pagamentos dos mesmos, já acrescido de multa e juros, caso os mesmos forem pagos até a data tempestiva de entrega desta DCTF.


Obs.: Em "Pagamentos Com DARF", digitar os dados tal como foram pagos na rede bancária, ou seja, incluindo os juros e multa.




"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.