x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 797

declaração imposto de renda pessoal fisica

Abigail Ribeiro

Abigail Ribeiro

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 16:40

Boa tarde
Necessito de ajuda, preciso compreender a declaração IRJF
Nunca declarei, recebo R$ 1808,00 por mes tenho 39.000,00 na poupanção e uma moto
meu marido tem 59 é autônomo mecânico, sem renda fixa eu pago o carne do INSS para se aposentar, ele tem uma outra poupança no nome dele no valor de 40.000,00 uma moto e um carro,sei que preciso declarar
Como devo proceder na declaração de 2014, tenho muita dificuldade em entender
Aguardo. muito obrigada

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 19:28

Boa tarde Abigail

As regras para a elaboração e transmissão da DIRPF 2014 ainda não foram editadas. A despeito de sabermos que não deverá haver mudanças dignificativas, é bastante temeroso antecipar qualquer coisa.

Provavelmente você estará obrigada a apresentá-la sim. Entretanto (repito) pouca coisa se pode adiantar.

Aconselho-a a consultar o link Obrigatoriedade e também Perguntão elaborados pela Receita Federal acerca da DIRPF 2013.

Desta forma você poder-a familiarizar-se com as regras mais comuns

Na época (a partir de Março/2014) torne a entrar em contato, pois certamente teremos respostas atualizadas para orientá-la.

...

Carla Daiane Tuchtenhagen

Carla Daiane Tuchtenhagen

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 24 janeiro 2014 | 09:40

Boa tarde,
Possuia um terreno que na escritura estava como R$ 10.000,00 sendo 50% minha propriedade e 50% do meu pai. Nunca declarei este imóvel (somente meu pai) , porem "cedemos" o terreno para a construção de um condominio. Nesta operação, fiquei com dois apartamentos deste condominio, avaliados em R$ 120. 000 cada, em troca da minha parte do terreno.
Como devo fazer para regularizar esta situação?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 24 janeiro 2014 | 11:38

Bom dia Carla,

Você deve retificar as ultimas cinco DIRPFs com vistas a incluir a sua parte ideal do terreno em questão.

A partir do instante em que você cedeu sua parte para construção de um condomínio, passa a ser equiparada a pessoa juridica.

Para saber acerca do assunto leia as respostas dadas pela Receita Federal as Perguntas 238 a 240

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.