x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 14

acessos 19.471

Escolas estaduais

Christiane Covatti Vieira

Christiane Covatti Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Sábado | 19 janeiro 2008 | 12:19

Prezados colegas:

Ainda não tenho nenhuma experiencia com escolas estaduais e fui procurada por um diretor de uma escola solicitando explicações a respeito de como funcionaria a contabilidade e as obrigações acessórias perante os entes federativos. E ainda mostrou o seu interesse de me passasr a responsabilidade de tais procedimentos.

AS escola estaduais são consideradas um órgão público não é mesmo? Sendo assim, qual o o tipo de serviços que nós contadores privados podemos oferecer para entidades deste gênero?

Qual é o tipo de contabilidade que podemos fazer?
O registro de professores e a contabilidade não é feita diretamente pelo estado junto com a contabilidade pública?

Realmente estou com muitas dúvidas, agradeço quem poder me exclarecer alguma coisa.

obrigada

Christiane

gislane ferreira de morais chagas

Gislane Ferreira de Morais Chagas

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 20:00

Boa noite Christiane,

Também estou na mesma situação q vc, não tenho experiencia com escolas estaduais, e fui procurada para fazer a contabilidade de uma escola estadual.
Mas vou enfrentar esse desafio, por isso vamos nos ajudar, estou pesquisando sobre o assunto e o que eu souber vou passar para vc, e o que vc souber passa para mim.

Estarei aguardando contato.

Abraços

Gislane F.

JOSE CARLOS CALIARI

Jose Carlos Caliari

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 16 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 20:59

Christiana e Gislaine

a escrituração é feita através de um caixa denominado (Caixa Escolar) onde são lançadas as Contribuições Expontâneas dos alunos e Verbas enviadas pelo governo para fins específicos como: Compra de Ativo Permanente, merenda escolar, e manutenção da escola, estas verbas enviadas pelo governo são fiscalizadas pela superitendência do ensino. No final do ano é feito um balanço simples, de onde são tiradas informações para imposto de Renda (isento) entrega se a raiz negativa e DCTF semestral. Conclusão: É feito apenas o caixa Escolar inscrito no CNPJ e nada mais.

Assim faço com duas escolas estaduais e uma municipal.

Christiane Covatti Vieira

Christiane Covatti Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 15:02

Ola, obrigada prezados colegas.

Sobre a faculdade pela internet nunca tive experiencia a respeito. Mas acho um pouco complicado, pois as vezes com o prof. presente em sala de aula, o aproveitamento já é pequeno e vê-se somente o básico.

Porém se levar a serio e vc realmente empenhar-se, pode dar certo.

Christiane

Christiane Covatti Vieira

Christiane Covatti Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 25 junho 2008 | 20:06

José Carlos,


Estou necessitando de sua ajuda novamente.
A escola que me procurou agora, faz apenas a prestação de contas para o estado das receitas recebidas e dos gastos em um programa próprio disponibilizado pelo estado e não existe um balanço.

AS escolas que vc faz é apurado o balanço?Pois observei no programa o balanço existente lá, é para empresas privadas e não pública. Preciso fazer essa informação?

As escolas são imunes ou isentas das contribuições previdenciárias?

Christiane Covatti Vieira

Christiane Covatti Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 27 junho 2008 | 15:43

Bem acho que já tenho a resposta, se estiver errada, me corrijam:

Não há o preenchimento do balanço, pois é contabilidade pública, e não está obrigada em mantê-la, apenas em fazer a prestação de contas.

A contribuição previdenciaria é isenta, art. 195 CF.

Agradeço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 27 fevereiro 2010 | 20:53

Boa noite Alan,

Em principio todas as Entidades Sem Fins lucrativos estão obrigadas a manutenção de contabilidade regular,

É o que determina a letra "C", § 2º, Artigo 12º da Lei 9532/1997 cuja integra transcrevo:

Art. 12. Para efeito do disposto no art. 150, inciso VI, alínea "c", da Constituição, considera-se imune a instituição de educação ou de assistência social que preste os serviços para os quais houver sido instituída e os coloque à disposição da população em geral, em caráter complementar às atividades do Estado, sem fins lucrativos.
...
§ 2º Para o gozo da imunidade, as instituições a que se refere este artigo, estão obrigadas a atender aos seguintes requisitos:
...
c) manter escrituração completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatidão;


...

Amauri F. de Souza

Amauri F. de Souza

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 20:44

Boa Noite Amigos
Preciso de Ajuda.
Estou pegando um serviço para orientar uma escola particular.
Me perguntou se o governo da algumas vantagens a escola em relação aos impostos.
Bom ela é simples nacional. Com socios em outra empresa também. Todas do simples nacional.
Quais as obrigações da escola privada? O que ela deve apresentar?
Quais são as obrigações acessórias?
Como proceder ?
tem alguma brecha ou legislação especifica para as escolas privadas? Ou regidas pelo simples nacional só?
Aguardo respostas.
Amauri

MARCIO SEPULVEDA

Marcio Sepulveda

Bronze DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:58

obrigado novamente Saulo ,
Tenho outra pergunta se vc puder me responder eu agradeço.
O Patrimônio Social de uma escola municipal pode ser considerado o q ela tem no ativo permanente juntamente com o q tem no Circulante?

Ficando dessa forma meu Balanço Patrimonial:

ATIVO CIRCULANTE

CAIXA ......................................... 135,00
BANCOS......................................9.647,55
TOTAL ........................................ 9.782,55


ATIVO PERMANENTE

MÓVEIS E UTENSÍLIOS .............. 65.371,00
IMÓVEIS.................................... 23.000,00
COMPUTADORES/PERIFÉRICOS... 2.525,00
INSTALAÇÕES............................4.510,00
TOTAL....................................... 95.406,00

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

CAPITAL................................. 105.188,55


Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 11:30

Bom dia Marcio,

No grupo de contas do Patrimonio Social não devem constar as do Ativo Circulante e Permanente.

Neste grupo constarão entre outras as contas de "Fundo Patrimonial Social", "Doações Patrimoniais e Subvenções", Superavit ou Deficit do Exercício", etc.

Para saber mais acerca do assunto (repito) consulte o pessoal da sala Contabilidade em geral .

Na sala em que "estamos" devem ser discutidos assuntos exclusivamente inerentes a legislação federal.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.