x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.095

Rogério Sander

Rogério Sander

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 09:48

Prezados, bom dia

Surgiu uma dúvida a respeito de um cliente que tenho.
Ele é psiquiatra e faz livro caixa para manter sua contabilidade. Minha dúvida é a seguinte, o imposto pago no mês anterior, posso usar como despesa para o próximo mês?

Agradeço a atenção e caso consigam me auxiliar, ficarei muito grato

Amaro Neto

Amaro Neto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 10:29

Não entendi muito bem a sua dúvida.
Contabilmente, no regime de competência, as despesas são escrituradas no mês em que passam a ser devidas/reconhecidas e quando não são pagas à vista geram um passivo.
No Livro Caixa são escriturados pagamentos e recebimentos e não despesas e receitas, no Livro Caixa não há a informação de quando foi gerada a despesa ou receita, há apenas a informação daquilo que foi pago e recebido.
Espero ter ajudado!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 10:36

Bom dia Rogério

Ele é psiquiatra e faz livro caixa para manter sua contabilidade. Minha dúvida é a seguinte, o imposto pago no mês anterior, posso usar como despesa para o próximo mês?

Não se trata (exatamente) de despesas, mas deve ser lançado como saída de Caixa (sim).

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.