x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 986

Calculo de IRPJ e CSLL sobre aplicação Financeira

Klerysson Jardim

Klerysson Jardim

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 11:50

Não quero me tornar repetitivo no fórum, busquei sempre ler todas as postagens para poder esclarecer minhas dúvidas porém não consegui e ainda fiquei mais confuso.

Tenho uma Empresa Optante pelo Lucro Presumido e está apurando os impostos no Regime de Caixa.

Estou confuso quanto a apuração das Aplicações,

Eu tenho o extrato mês e nele consta valor de;

Aplicações
Resgates
Redimento Base de Calc. do IR
Saldo Bruto Atual
Total liquido para Resgate
IR Retido
Rendimento Bruto do mês


O que eu lanço para calculo do IRPJ, seria o Rendimento Bruto do Mês?

Estou realizando uma revisão e o cliente me afirmou que o q deve ser usado para compor a apuração de IRPJ é Rendimento Base de Calc do IR e IR retido e que o Rendimento Bruto do mês é somente lançado na contabilidade para bater os saldos.

Poderia me explicar melhor se esse pensamento está certo?

Quando Deus se definiu a Moisés, ele disse: "Eu sou". Portanto, ele não é nem o sujeito nem o predicado, mas o verbo, a ação.
Lucas Teles

Lucas Teles

Prata DIVISÃO 3
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 11:54

Bom dia Klerysson,

O IRPJ incide somente no resgate da aplicação. Portanto, verifique o valor do resgate, aplique a alíquota do IRPJ e faça a dedução do IRRF (Imposto de Renda Retido Na fonte).


Caso as dúvidas permaneçam, estou à disposição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.