x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.795

Imposto sobre venda de imóvel

Cassiano Cussioli Simioni

Cassiano Cussioli Simioni

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 10 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2013 | 23:53

Boa Noite

Segue a dúvida..

Meu pai tem um terreno de 780m2 onde neste terreno tem construída uma casa de 180m2 + quintais equivalente a 270m2, ou seja restando uma área de 510m2.

Eu quero construir neste terreno, mais quero fazer um consorcio para tal fim, no caso, seria um consorcio de 200 mil, porem com esse valor não concluo a casa, e no consórcio preciso entregar a casa pronta..e o maior detalhe só posso construir no que é meu e não no dos outros (ou seja no terreno do meu pai).

Meu pai tem uma divida de 30 mil reais para ser paga no fórum, o único bem que ele tem é esta casa.

Pensei em desmembrar o terreno (os 510m2 restantes), porem sem pagar a divida, segundo ele, o fórum penhora a parte equivalente ao valor da dívida ou algo do tipo.

Então, pensei se seria possível eu fazer o consórcio, ao ser contemplado ele me vender o terreno pelo valor do consórcio, daí seria paga a dívida com este dinheiro e o desmembramento, escrituras e etc..

Sendo assim o terreno ficaria alienado a administradora e o dinheiro restante com ele, aproximadamente uns 150mil, ai vem as dúvidas, ele deve recolher impostos sobre essa venda? No caso o dinheiro ficaria livre para construir, se ele construir para min influi em algo ou mais algum imposto?

Ou se ele fizer a doação do dinheiro para min eu ou ele deve recolher impostos?

A dúvida é essa, não entendo disso, não sei se é correto fazer isso ou é crime, não entendo nada desta área, por isso fiz o cadastro aqui e vim compartilhar minha dúvida antes de fazer qualquer merda ou plano de consórcio para depois não me arrepender.

Agradeço a quem puder ajudar ou instruir-me no mais correto possível à ser feito.

Desde já, muito obrigado!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 30 novembro 2013 | 20:25

Boa Noite

A duvida e abrangente, e para uma orientação mais adequada em termos tributários e de direito, seria necessário maiores informações. Isto porque em termos econômicos de impostos (redução ou isenção da carga), e importante saber se seu pai tem herdeiros, quantos idade etc., pois teria outras soluções viáveis ou não. Entretanto como você diz na parte final de sua duvida, não faça o tal consorcio sem antes estar ciente de que realmente e um bom negocio, ou você vai fazer uma transação que venha a se arrepender. So deve ir na segurança total.
Boa Sorte.
Ribeiro
Contabilidade Ribeiro Ltda.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 04:58

BOM DIA

Eu aconselho a procurar antes um advogado, pois existem opções para seu caso, depois então o escritório contábil, o assunto não e somente uma questão de IRPF, tem implicações de ordem de DIREITO, e melhor se resguardar juridicamente. Em tempo sou Contador e Administrador, não sou Advogado, mas a experiência que tenho me induz a essa orientação.

Boa Sorte Ribeiro

Contabilidade Ribeiro Ltda.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 19:24

Boa Noite

A analise de situaçao que abrange Direito e Tributos, se deve ter cautela, pois na pratica profissional encontramos, problemas criados, por precipitaçoes. Continuo no proposito visando o melhor , ou seja o advogado deve participar em principio dessa analise, logico que como contador, somos imprecindiveis, mas nesse caso especifico nao me arriscaria.
Boa sorte
Ribeiro
Contabilidade Ribeiro Ltda

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.