x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.052

Empresa Simples Nacional - Pagto de PIS e COFINS

Márcio Borges

Márcio Borges

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 10:08

Bom dia,

Uma Empresa no ramo de Supermercado, optante pelo Simples Nacional, onde a maior parte do faturamento é Substituição Tributária, pergunto:

Ao Calcular a PGDAS da Empresa, tem a opção de desmembrar a receita, onde parte é tributada normal e parte é substituição.

Revenda de mercadorias, exceto para o exterior, com substituição tributária/tributação monofásica/antecipação com encerramento de tributação.
Para inserir uma nova receita, clique aqui
Receita (R$) Exigibilidade suspensa, Imunidade, Substituição tributária, Tributação
monofásica, Antecipação com encerramento de tributação,
Isenção/Redução, Lançamento de Ofício
COFINS CSLL ICMS INSS/CPP IRPJ PIS



Na receita que é Trbutada por Substituição Tributária, ma opção do ICMS, colocamos " Substituição Tributária, posso colocar a opção de Substituição Tributária para o COFINS e PIS.

Atenciosamente,

Márcio Borges

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 07:48

Márcio,

Não confunda substituição tributária de icms, com substituição tributária do pis e cofins.

Pouquíssimos casos são substituição tributária de pis e cofins, portanto verifique bem a mercadoria que está sendo vendida, pois na maioria dos casos a substituição tributária compreende somente o icms, e sendo assim, nestes casos marque somente substituição tributária de icms.

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Eliana

Eliana

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 15:18

Boa Tarde!
Com relação a pergunta do Sr. Marcio, a empresa sendo simples nacional, comércio varejista de generos alimentícios, higiêne, bebidas, pergunto: na Venda por exemplo de Sabonete (que possui isenção de PIS e Cofins) , como seria correto preencher o PGDAS-D? e a Cerveja (Monofásico)?
Acabo de atender um novo cliente que trouxe uma escrita fiscal do simples nacional, pude verificar que na venda das mercadorias o contador preencheu todos os campos como imunidade, acredito que esteja totalmente incorreto, tendo por base os cursos que fiz, mas de repente tem alguma "brecha" na lei que permite este preenchimento. Poderia me esclarecer?
PS: Segundo informação de atendente da receita, a única isenção dada é pelo estado ou município, no simples nacional não abranje as isenções dadas as outras formas de tributação, exemplo lucro real.
att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.