x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.240

ALUISIO LUNA DAMASCENO

Aluisio Luna Damasceno

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2013 | 08:57

Bom Dia,

Estou com uma dúvida.
Tenho vários Darfs de créditos provenientes de Cofins s/ Aplicação Financeira que não deveria ter sido recolhido. Tenho que pagar o IR sobre Folha 0561 e quero aproveitar para zerar este crédito. O total atualizado é R$ 51.461,17 o total de ir a pagar é R$ 151.200,00. Fiz duas guias uma no valor de R$ 51.461,17 e outra no valor da diferença. Posso lançar todos os Darf´s cada um em uma PerDcomp para originar o crédito sem lançar débito e na ultima lançar o Darf de R$ 51.461,17 (débito a ser compensado)?

Att.

Carlos Eduardo G. de Oliveira

Carlos Eduardo G. de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2013 | 14:11

Boa tarde Aluísio.

Ao preencher uma DCOMP, sempre preencho o DARF para constituição do crédito e já menciono na mesma qual débito o crédito será compensado, faça um teste mas a ausência de débitos para compensar o crédito geram erros no arquivo. O que vc terá que fazer é um controle do seu débito e de todos os crédito das DCOMPs feitas, até zerar o valor.

Em se tratando de DCOMP, atentar-se com a DCTF, ao declarar o débito de IR 0561, vc ira mencionar todas as DCOMPs usadas para sanar tal débito, bem como o DARF da diferença a ser pago.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.