x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.224

Dipj e Dctf de empresa inativa

Fúlvio Alexander Ferreira Cavalcanti

Fúlvio Alexander Ferreira Cavalcanti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2013 | 16:17

Olá amigos!!! Uma empresa constituída em 14/11/2011, nunca chegou a funcionar. Não comprou, nem vendeu durante todo esse tempo.
Acontece que ao invés de enviar a declaração de imposto de renda PJ Inativa, foi entregue a dipj/2012 com os valores zerados, entregue fora do prazo, no que ensejou multa de R$ 500,00. Consta também pendências na Receita Federal de ausência de Declarações dctf jan/2012 à dez/2012.

Dúvidas:
Tenho como solicitar junto a srf a alteração da entrega da dipj/2012 pela pj inativa?
Esta mesma empresa foi extinta na jucepe em 10/08/2012. Também foi entregue a dctf referente a competência dez/2012. Onde também foi gerado uma multa R$ 250,00. Na verdade deveria ser entregue a dctf relativo a competência 08/2012 como extinta.

Algum colega pode me dar uma explicação de como resolver tais situações??

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2013 | 16:26

Fúlvio Alexander Ferreira Cavalcanti
Boa tarde

Deverá neste caso comunicar a agência da receita federal solicitação de cancelamento da DIPJ, com o intuito também de aplicar anulação a cobrança da multa por atraso na entrega.

Depois desta, poderá enviar a DSPJ Inativa correspondente aos anos calendários que esteve nesta condição, e ainda enviar também a DSPJ de extinção.

Cabe lembrar que conforme o Artigo 5º IN 1.306/2012, considerando que a empresa esteve totalmente inativa, caso tenha realizado a entrega da DSPJ Inativa, está dispensada das demais obrigações.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2013 | 16:28

Boa tarde Fúlvio.
Eu posso estar enganada, mas nunca vi na Receita fazerem alteração de Declarações por ter enviado a declaração errada.
Penso que que deveria ser enviado a DCTF de dezembro informando que no ano não teve movimentação.
Sobre a DCTF de extinção só será aceita se tiver junto o pedido da baixa da empresa a Receita Federal.

Se algum colega tiver como acrescentar algo mais...

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.