x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 761

Compensação/Restituição da Retenção Indevida de 11% INSS S/

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2013 | 11:51

Bom dia Senhores colegas.

Tenho um case interessante que aconteceu comigo, sobre a retenção de 11% de INSS sobre Nota Fiscal de Serviços.

Prestei serviços a um cliente, que é Autarquia Federal, e emiti minha nota fiscal sem o desconto de 11% do INSS, pois segundo o regramento legal vigente, por minha empresa ser optante do "Simples Nacional" que contribui pelo "Anexo III", no entanto, ao solicitar deste órgão competente o pagamento pela conclusão do serviço, ele me creditou um valor líquido diferente daquele que eu esperava.

Ou seja, ele me creditou na c/c, tão somente o valor do serviço assim, descontando os 11% retido de INSS.

E sabendo que não era para ter retido, e que minha nota fiscal, foi emitida certa, e que sou contribuinte pelo Simples Nacional no Anexo III, como recuperar o valor que este órgão reteve, já que nas minhas tentativas, ele se negou a fazer qualquer procedimento que repatriasse a diferença do que ele reteve indevidamente?

Sei que nestes casos, pelo fato dele ter retido, a guia que ele recolheu é em meu nome. Como proceder para reaver esse recurso (money) que ele me reteve indevidamente.

Abraços, e boas festas.

Vanderlan Falcão

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.