x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 6.532

Prazo para enquadramento do Simples Nacional 01/01/2014

Luma

Luma

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 dezembro 2013 | 16:14

Olá Pessoal,

Aproveitando a pergunta:

Tenho um novo cliente que possui uma academia de ginástica tributada pelo Simples Nacional.
A partir de 01/01/2014 ele também terá uma empresa cujo CNAE é 41.10-7-00 Incorporação de empreendimentos imobiliários. Também pode optar pelo Simples Nacional como forma de tributação para essa empresa??

Caso não, poderiam me passar o embasamento legal.

Se alguém puder me ajudar ficarei grata

Obrigada.

Luma

Luma

há 10 anos Sexta-Feira | 3 janeiro 2014 | 20:33

Olá pessoal,

Conforme mostra o colega Saulo, esta empresa possui CNAE impeditivo para inclusão no Simples.

No entanto, o ex contador incluiu no Simples em 01/01/2013. Não sei como foi aceito.

Enfim, como faço para excluir a empresa do Simples?

Como não teve movimentação no ano de 2013 devo entregar a DSPJ informando que a empresa é Simples?

Alguém pode me ajudar

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Domingo | 5 janeiro 2014 | 09:06

Bom dia Luma

Você deve solicitar a exclusão por opção antes que a Receita Federal o faça de oficio.

A declaração a ser transmitida é a DEFIS

...

Luma

Luma

há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 08:53

Bom dia, Saulo

Só pra ver se entendi.

Devo fazer a DEFIS sem movimento referente ano de 2013 e depois solicitar exclusão do Simples?

Andre

Andre

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 17:56

Olá a todos,

Tenho uma dúvida sobre o SIMPLES NACIONAL 2014.

Fiz a consulta optante no portal do Simples Nacional e consta que a empresa é optante desde xx/xx/xxxx.

Não existe onde consultar se a empresa tem alguma pendencia ? uma consulta única, onde apareceria "pendencia na Prefeitura" regularizar até 31.01.2014 sob pena de exclusão do SN."

Tenho lembrança de um ano existir esse relatório.

Alguém pode ajudar ?

LINA FERNANDES

Lina Fernandes

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Sábado | 11 janeiro 2014 | 08:20

Bom dia,

André, existe sim a consulta única, pela certificação digital, você consegue visualizar todos os débitos federais.
Agora se a empresa deve impostos e taxas municipais ex. (IPTU, TLPL), não tem como ser visualizado pelo portal do simples usando a certificação digital, você terá que ir ao próprio órgão municipal e checar tais pendências. Outra informação, com relação a débitos, a empresa estando com pendências não será excluída do simples nacional automaticamente, somente quando passa para a divida ativa.
Por opção sim, a empresa só deixará de ser do simples nacional, quando ha manifestação da própria empresa, solicitando a exclusão.
espero ter te ajudado.

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 15:40

Boa tarde,

Pegando carona na pergunta queria saber quanto tempo tenho para fazer a opção de uma empresa que foi criada em 13/01/14 cnae 7311-4/00 Agencia de publicidade, porem já dei entrada na Junta Comercial alterando para Cnae 6319-4/00 (portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet).

Desde já agradeço ajuda

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 16:07

Boa tarde José!

"Após efetuar a inscrição no CNPJ, bem como obter as suas inscrições Estadual e Municipal, caso exigíveis, a partir de 01/01/2009, a ME ou a EPP terá o prazo de até 30 dias, contado do último deferimento de inscrição, para efetuar a opção pelo Simples Nacional, desde que não tenham decorridos 180 dias da inscrição no CNPJ. Após esse prazo, a opção somente será possível no mês de janeiro do ano-calendário seguinte."

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 16:14

Boa tarde!

André,

Se consta como optante desde xx/xx/xx, significa que não foi excluido.

Tenho uma dúvida sobre o SIMPLES NACIONAL 2014.
Fiz a consulta optante no portal do Simples Nacional e consta que a empresa é optante desde xx/xx/xxxx.
Não existe onde consultar se a empresa tem alguma pendencia ? uma consulta única, onde apareceria "pendencia na Prefeitura" regularizar até 31.01.2014 sob pena de exclusão do SN."

Com o Código de Acesso ou Certificado Digital vc consegue consultar direto no portal do simples nacional, segue o link Simples Nacional/Serviços

José Irineu,

Pegando carona na pergunta queria saber quanto tempo tenho para fazer a opção de uma empresa que foi criada em 13/01/14 cnae 7311-4/00 Agencia de publicidade, porem já dei entrada na Junta Comercial alterando para Cnae 6319-4/00 (portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet).

O período de adesão vai até 31 de janeiro e deve ser feita pela internet no site da Receita Federal do Brasil www.receita.fazenda.gov.br.
veja se o site da Sefaz/RN www.set.rn.gov.br, também não disponibiliza um link para o portal do Simples Nacional.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.