x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 732

jorge alberto de albuquerque pereira

Jorge Alberto de Albuquerque Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 28 dezembro 2013 | 16:45

Boa Tarde a todos os colegas!

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o convívio com todos neste ano de 2013 e do grande aprendizado que temos ao acessar diariamente esta ferramenta, mesmo que sem postar perguntas ou respostas.

Desejo a todos um feliz 2014, cheio de sucesso. Com certeza, ano de grandes desafios.

De antemão informo que as empresas que faço questões passaram a ser optante pelo lucro real no calendário 2013, sendo antes do lucro presumido.

Venho primeiro postar questões criadas pela venda dos Imobilizado de uma empresa de Radiofusão. Nesta venda entrou todo o imobilizado, Equipamentos transmissores, antena transmissora, terreno, imóvel, maquinário, computadores, etc etc, inclusive a Outorga dada pelo Ministério das Telecomunicações.

É uma gama muito grande de bens inclusos. Daí começam minhas questões:

1 - Tenho que calcular o ganho de capital, item a item? Existe programa igual pessoa física?

2 - Como distribuo o valor da venda por item, se o valor global da venda (5.000.000,00) foi estipulado pelo montante?

3 - No caso da Outorga também é calculado ganho de capital?

4 - Caso todos os itens tenham sido depreciados ao longo do tempo (precisarei verificar) o valor da venda entrará como receita direta para cálculo apenas do IRPJ e CSLL no mês do seu recebimento tendo em vista que é isenta do PIS e Cofins?

Em outro caso semelhante, outra rádio foi vendida total, não apenas o imobilizado, os sócios mudarão. Porém a carteira de clientes até 31.12.2013, assim como os passivos serão do antigo dono.

Como isso funcionará contabilmente a partir de 01.2014, tendo em vista que irá existir recebimentos de clientes de uma empresa que já mudou de dono e pagamentos de verbas trabalhhistas/fornecedores que também pertenciam a empresa com donos diferentes.

Tentando me explicar melhor.

1 - Até 31.12.2013 a empresa terá um sócio;

2 - Em 01.01.2014 a empresa muda de sócios;

3 - Porem os clientes existentes até 31.12.2013 pertencem aos sócios antigos, que terão uma procuração para manipular a conta corrente bancária aonde estes créditos entrarão. E com estes créditos eles pagarão verbas rescisórias, fornecedores etc, com direitos até 31.12.2013. E o saldo da conta corrente, será transferido para outra empresa do grupo.

Ufa, que confusão. Não estou sabendo sair dessa situação.

Alguém tem uma vivencia neste sentido? Como devo proceder, orientar a forma como isso ocorrerá no dia a dia? Pois iremos manipular valores que estão em nome de uma Razão Social, cujos donos mudaram.

Agradeço

Jorge Alberto

Jorge A de A Pereira
Contador
Salvador/Bahia 9 8103-8545 (whatsapp) / 30163439

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.