x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 560

Dúvida sobre IR (Compra de casa)

RODRIGO SOUZA DE LIMA

Rodrigo Souza de Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 14:26

Bom dia,

Financiei uma casa e surgiram as seguintes dúvidas:

DADOS:

Data do Contrato de Compra e venda / Escritura Pública: 21/12/2012
Data do Pagamento da 1 Parcela da casa: 21/01/2013
Valor de Compra e Venda : R$ 65.000,00
Valor pago com Recurso do FGTS: R$ 13.043,00
Desconto da Caixa econômica (Minha casa minha Vida): R$ 5.282,00
Valor Total da Divida: R$ 46.675,00
Valor da 1 parcela= R$ 360,68
Parcelas: 330 meses
Sistema de Amortização: SAC


Dúvidas:

1- Qual data devo considerar como efetivamente começo do Financiamento para o IR a DATA DO CONTRATO OU DO PAGAMENTO DA PRIMEIRA PARCELA DO FINANCIAMENTO? E se for a data do contrato tendo em vista que foi ainda no ano de 2012 como deveria colocar na minha declaração IR ano calendário 2012?

2-Como ficará na minha declaração o valor que foi descontado do meu FGTS?

3-Como ficará na minha declaração o valor que tive de desconto da Caixa econômica (Minha casa minha Vida): R$ 5.282,00?

4- Como eu deveria proceder na minha declaração de IR 2012 e 2013 referente a este Imóvel?

Se alguém poder me mostrar como ficaria agradeço.

Obrigado a Atençao!!





Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 15:01

Rodrigo,
Eu faria o seguinte:
l)- Lançaria a aquisição da casa no ano base 2013(próxima declaração), colocando na discriminação todos os dados, inclusive a data do contrato, vr. desconto Caixa, vr. FGTS, vr. das parcelas pagas em 2013, somando tudo e lançando em 31.12. 2.013(coluna ano base).

2)- lançaria o vr. do FGTS e o desconto da caixa em rendimentos isentos(claro separadamente- o FGTS já tem o campo próprio/ o desconto caixa em outros especificando).

3)-Como a casa é financiada não se fala em dívidas, todo ano será acrescentado a parcelas pagas mensalmente.


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
RODRIGO SOUZA DE LIMA

Rodrigo Souza de Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2014 | 18:20

Rogerio de Souza Santos Obrigado pela Atenção!

Ainda tenho uma dúvida, a parte que me foi concedida de desconto pela Caixa, devo Somar com o valor pago no Ano Base e colocar no campo lançando em 31.12. 2.013(coluna ano base)??

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2014 | 08:56

Rodrigo,

Sim isto mesmo; este mesmo valor(desconto da caixa) lançar em rendimentos isentos(outros e especificar).


Um abraço,


OBS; lembro a você que este é o meu entendimento s/este item(desc. caixa), levando em consideração que este está incluso no vr. da casa, mas como foi um desconto optei p/lançar em rendimentos isentos, já pensando numa venda futura desta casa, que o vr. de custo será o vr. do contrato financ.,(parcelas pagas + Vr. FGTS + desconto Caixa + PARCELAS A PAGAR).

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.