x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 14

acessos 1.883

Simples Nacional

Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 09:44

Bom dia.

Preciso de uma informação se puderem me ajudar.

Há a necessidade de se fazer as seguintes obrigações para uma Empresa do Simples Nacional que somente executa serviços (ISS):

1 - Livro de Registro de Apuração do ICMS
2 - Sintegra
3 - Gia
4 - SPED Fiscal e SPED Contribuições.

Muito obrigado.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 11:18

Bom Dia Pedro.

O SPED é isento para optantes do Simples Nacional.
Se a empresa efetuar vendas interestaduais deverá efetuar o sintegra
É isento da GIA

e o Livro de ICMS não é obrigadorio mas o correto é escriturar.


Espero ter ajudado e bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 11:48

Thiago boa tarde e obrigado pelas explicações.

Se possível, pode esclarecer mais algumas dúvidas?

1 - Eu tenho 2 empresas do Simples Nacional do estado de SP que eu verifiquei no site do Sintegra e as duas possuem IE.
Sendo assim elas são consideradas Contribuintes?

2 - No momento só fazemos prestação de serviços de ISS, mas mesmo elas tendo a IE, não é preciso entregar o Sintegra?
Pois eu achei que se tivesse IE elas seriam consideradas Contribuintes e sendo assim, mesmo sem movimento, seriam obrigadas a entrega do Sintegra.

3 - Mesmo uma empresa Contibuinte de ICMS, mas que só vende dentro de SP, não precisa entregar o Sintegra?

4 - A GIA fica dispensado para todas as empresas do Simples Nacional, contribuinte ou não?


Muito obrigado Thiago.

Um forte abraço.

Att.

Pedro.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 12:27

Respondendo:

1) Se elas pussuirem CNAE'S sujeitos ao ICMS sim, ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, serviços de enegia, telefonia, agua, transportes intermunicipais e estaduais, etc)

2) Qual é a atividade, NÂO.

3) não conforme link: clique aqui

4) Sim.

Espero ter ajudado e bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 13:16

Thiago, eu li o link e pelo meu entedimento, eu devo somente manter os documentos em arquivos magnéticos para uma possível notificação do Fisco para que seja entregue correto?

Caso eu nao receba essa notificação, somente deixo arquivado.

Mas caso eu faça algum tipo de operação interestadual (tanto de entrada como de saída) dai precisarei enviar o Sintegra para o estado com o qual fiz a operação.

Correto?

Muito obrigado.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2014 | 13:20

Exatamente tenho a mesma interpretação que a sua do que prescrito na legislção.

Fico feliz por poder ajuda-lo....

Abraço!

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Luma

Luma

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 5 março 2014 | 07:52

Bom dia, thiago

Andei lendo as suas informações no portal contábil. Será que poderia me ajudar?

Iniciei a contabilidade de uma academia de ginástica optante pelo simples nacional.

Saberia me dizer quais são as obrigações mensais e anuais que terei com essa empresa em termos de departamento pessoal, fiscal e contábil.
Aqui a prefeitura exigiu o cadastro do cliente e deverá ser emitida uma nota pra cada recebimento. Verifiquei que esse tipo de serviço é calculado de acordo com a tabela V do simples nacional. Como emitir essa nota? Sem destaque de impostos? E como calcular pelo anexo V (fator R).

Como faço pra gerar o DAS?
Estou perdida.

Qualquer informação que puder me passar ficarei grata.


Obrigada

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 13:48

Boa Tarde Luma.

Assim que a empresa é segregada ao Simples Nacional, quando a nota fiscal é emitida o valor do ISS na nota fiscal de serviços deverá ser zerado com um (*) para confirmar a ausencia da cobrança tributaria.

Pois o ISS será rateado do DAS emitido pela empresa optante pelo simples, pois o das unifica os seguntes tributos: ICMS/ISS/ PIS / COFINS/ IRPJ/ CSLL.

Quanto as obrigações acessorias que gerá a empresa serão as seguintes:

DAS com vencimento no dia vinte do mes subsequente.
RAIS. anual entregue nosmalmente até o 21 º dia do mes de março.
DEFIS . (declaração anualdo simples) entregue de 1 a 31 de março.

Folha:
FGTS com vencimento até o dia 7 do mes subseguente.
INSS com vencimento até o dia 20 do mes subsequente.
CAGED toda vez que um funcionario for admitido ou demitido (deverá ser entregue no inicio do mes subsequente)

E neste link, há uma aborgaem sobre o assunto de academias : clique aqui

Espero ter ajudado e Obrigado e forte abraço1

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Luma

Luma

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 março 2014 | 10:30

Oi Thiago,

Muito Obrigada pelas informações.

Só uma coisa, se você entrar no ANEXO V vai ver que lá não consta ISSQN e INSS, isso não quer dizer que preciso recolher esses impostos separadamente do DAS?

Estou entendendo errado??


Obrigada.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 março 2014 | 11:14

Bom Dia Luma,

Tudo bem?

Somente haverá incidencia de retenção de INSS em 11%.

Para empresas que prestarem serviços com cessão de mão de obra.

As demais estão dispensadas de reter o INSS.

Somente haverá cobrança de INSS se a empresa possuir funcionarios registrados ou se os socios recolherem pro labore.

Espero ter ajudado e bom dia

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Luma

Luma

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 março 2014 | 13:16

Olá, Thiago

Essa empresa tem uma funcionária registrada e quando faço a GEFIP/SEFIP emito as guias de FGTS e INSS. É esse INSS que você se refere na explicação?

E quanto ao ISSQN, no lançamento no meu sistema o valor da nota deverá constar em valor contábil e outras?


Obrigada.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 março 2014 | 14:08

Então.

A SEFIP, informam ambos os dados porem a finalidade da mesma é o recolhimento da guia de FGTS.

Porem a guia de inss será feita de duas formas ou por um programa gerador de folha, ou pelo dadaprev online.

Espero ter ajudado obrigado.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Luma

Luma

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 28 março 2014 | 07:45

Entendi,

E quanto ao ISSQN, este deve ser lançado em valor contabil e outras? Já que a empresa é do Simples e está no Anexo V?


Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.