x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.614

Ramo de atividade e tributação do mesmo.

NARSON TEIXEIRA DOS SANTOS

Narson Teixeira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 16:18

Bom Dia,

Gostaria de uma ajuda, pois estou pegando uma empresa aqui no escritório e estou com a seguinte dúvida:

A empresa possui as atividades abaixo relacionadas. Só que, ela comprou um terreno, tá loteando e vendendo simultaneamente. Com essas atividades, ela pode realizar essa operação? Se sim, quais são os impostos e alíquotas que incide sobre essas operações de venda?

Atividade Primária
68.21-8-01 - Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis

Atividades Secundárias:
77.11-0-00 - Locação de automóveis sem condutor
77.39-0-99 - Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
71.19-7-01 - Serviços de cartografia, topografia e geodésia
43.91-6-00 - Obras de fundações
82.99-7-99 - Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente
42.13-8-00 - Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
78.20-5-00 - Locação de Mão-de-obra temporária

Elias Serres

Elias Serres

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 14:00

No meu entendimento, deveria inserir a atividade de compra e venda de imóveis clique aqui. A tributação pode ser pelo Lucro Real ou Presumido, sendo no Lucro Presumido as alíquotas próprias das operações de venda.

IRPJ: 8% x 15% = 1,20%
CSLL: 9% x 12% = 1,08%
PIS: alíquota 0,65%
COFINS alíquota 3%.

No Lucro presumido os recolhimentos podem ser feitos pelo regime de caixa também. Fonte: clique aqui

E não esqueça da DIMOB. clique aqui

Elias Serres
Contador
Porto Alegre - RS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.