x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 4.720

MEI produtos usados

José

José

Prata DIVISÃO 2
há 10 anos Sábado | 25 janeiro 2014 | 12:47

Por favor, veja se alguém pode me ajudar: uma pessoa me perguntou que ela está querendo abrir uma MEI para vender artigos usados, eu fiz a consulta no portal do Microempreendedor e vi que lá tem a opção de COMERCIANTE DE ARTIGOS USADOS. A minha dúvida é a seguinte: se uma das regras para o MEI é comprar produtos com nota fiscal, como deve proceder o microempreendedor nesse caso? Eu sei que para a venda é desobrigada a emissão de notas fiscais, mas que deve ser feito um controle das vendas e apresentar na declaração anual.
Agradeço desde já se alguém puder me ajudar.

Breno luan da silva

Breno Luan da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Sábado | 25 janeiro 2014 | 13:46

olá boa tarde

Relatório Mensal das Receitas Brutas

Todo mês, até o dia 20, o Microempreendedor Individual deve preencher (pode ser manualmente), o Relatório Mensal das Receitas que obteve no mês anterior.

Deve anexar ao Relatório as notas fiscais de compras de produtos e de serviços, bem como das notas fiscais que emitir.

Baixe aqui o Modelo do Relatório Mensal de Receitas Brutas


o MEI estar sim obrigado a declarar, entradas e saídas da notas fiscais, DURANTE O PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO, O EMPREENDEDOR INDIVIDUAL TEM QUE VERIFICAR ALGUM MEIO FISCAL OU NFE OU NF.

Atenciosamente,

Breno Silva
Coordenador fiscal
[email protected]
81 984190297

José

José

Prata DIVISÃO 2
há 10 anos Sábado | 25 janeiro 2014 | 23:10

Breno, obrigado em relação as receitas ficou esclarecido a questão. Mas minha maior dúvida é em relação as compras, pois se o MEI vai comprar produtos usados, que serão adquiridos de pessoas físicas, tais como roupas e objetos, como fará para comprovar as compras, uma vez que pessoa física não emite nota fical e pelas regras fo MEI as compras terão que ser comprovadas com nota fiscal?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.