x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 583

Regularização IRPF anos calendários 2007 - 2008 - 2009 - 201

Adolfo Pedro

Adolfo Pedro

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Domingo | 26 janeiro 2014 | 11:28

Nos anos calendário 2007 a 2011 entreguei minha declaração para uma pessoa na empresa em que eu trabalhava pois recebia salario nessa empresa e também recebia aposentadoria por tempo de serviço do INSS. Acontece que a pessoa deve ter omitido as informações da Dirf dessa empresa de forma que a declaração foi feita somente sobre os rendimentos da aposentadoria e eu paguei para a pessoa recolher sobre os dois rendimentos. Acontece que a empresa descobriu e fizeram agora uma retificação da DIRF e eu vou ter de pagar tudo novamente. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar de como proceder nesse caso ? Devo ir até a Receita Federal agora e pedir ajuda a um atendimento ? Como agendar esse atendimento ? Ou devo aguardar um comunicado da Receita sobre o débito pendente ? Obrigado

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 26 janeiro 2014 | 16:54

Prezado Adolfo, Entendo que se a empresa retificou as informações e corrigiram a sua renda tributada para maior do que você declarou a receita. certamente você será notificado pela SRF a retificar suas declarações. Você pode proceder de duas formas: aguardar a notificação da receita, ou fazer a retificação voluntária, baixando o programa do ano que você pretende retificar e enviando uma declaração retificadora. No portal e CAC da Receita você pode criar uma senha (o sistema ira pedir os números das declarações dos últimos dois anos ) e por lá acompanhar o processamento das suas declarações. Se houver erros nas declarações vão aparecer no portal e há a opção de corrigir on line. Se estivesse com esse problema acompanharia pelo portal eCAC e se surgir alguma inconsistência faria a correção e se houver impostos a pagar efetuaria o pagamento. Como você tem as informações corretas agora, você pode refazer os cálculos das suas declarações e ver se haverá impostos a pagar, as vezes, dependendo do escopo da declaração pode ser que haja imposto a restituir, e neste caso não houve lesão ao fisco, pode ser que a SRF nem notifique. Mas aqui no fórum falamos de possibilidades, o correto e se desejar ter o histórico das suas declarações absolutamente correto, aconselho que procure um Contador com os documentos em mãos, Ele certamente saberá lhe orientar com mais precisão. Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.