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Imposto de Renda Pessoa Física 2014

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 16:47

Olá, Kelly Lioi Suruagy, boa tarde.


Costumo fazer o lançamento do bem atualizando conforme valores pagos e em dívidas lanço o saldo devedor ao final de cada ano até a extinção da dívida.

Estou fazendo errado ou pode ser assim também?

Abraço,




Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
Laís de Matos

Laís de Matos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 16:59

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Também faço como você...

Verifiquei agora e de fato o valor alienado ao banco não deve ser inserido em divida e ônus.

Laís de Matos
Especialista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)
KELLY LIOI SURUAGY

Kelly Lioi Suruagy

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 17:02

Oi Regina,

Quando lanço o bem incorporando o valor das parcelas eu não declaro nada na ficha de dívidas, caso faça dessa maneira se for através de empréstimo ou desde que o bem não esteja como garantia do negócio você deve considerar já o valor total na ficha de bens e ir atualizando apenas a ficha de dívidas e ônus.

Acho que atualizando os dois simultaneamente estará errado...

Att,

Kelly Lioi
Contadora

[email protected]
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 17:02

Oi, Kelly Lioi Suruagy , boa tarde.


Acabei de consultar o perguntão e achei o seguinte comentário:

448 - Como declarar contrato de leasing de bens móveis?
Para leasing realizado:

a) com opção de compra exercida no final do contrato em 2013, utilize o código relativo ao bem, e:

no campo “Discriminação”, informe os dados do bem e do contratante;

no campo ”Situação em 31/12/2012 (R$)”, informe os valores pagos até 31/12/2012, para leasing contratado até 2012, ou, no caso de leasing contratado em 2013, deixe este campo “em branco”;

no campo ”Situação em 31/12/2013 (R$)”, informe o valor constante no campo ”Situação em 31/12/2012 (R$)”, se for o caso, acrescido dos valores pagos em 2013, inclusive o valor residual;

b) em 2013, com opção de compra a ser exercida no final do contrato, utilize o código 96, e:

no campo “Discriminação”, informe os dados do bem, do contratante e o total dos pagamentos efetuados;

não preencha os campos “Situação em 31/12/2012 (R$)” e ”Situação em 31/12/2013 (R$)”;

c) até 2012, com opção de compra exercida no ato do contrato, utilize o código relativo ao bem, e:

no campo “Discriminação”, informe os dados do bem e do contratante;

nos campos ”Situação em 31/12/2012 (R$)” e ”Situação em 31/12/2013 (R$)”, informe o valor do bem;

em Dívidas e Ônus Reais, informe nos campos ”Situação em 31/12/2012 (R$)” e ”Situação em 31/12/2013 (R$)”, respectivamente, o saldo remanescente da dívida em 31/12/2012 e em 31/12/2013.

d) em 2013, com opção de compra exercida no ato do contrato, utilize o código relativo ao bem, e:

no campo “Discriminação”, informe os dados do bem e do contratante;

não preencha o campo ”Situação em 31/12/2012 (R$)”;

no campo ”Situação em 31/12/2013 (R$)”, informe o valor do bem;

em Dívidas e Ônus Reais, informe o valor da dívida no campo ”Situação em 31/12/2013 (R$)”.

No caso eu creio que seja este o entendimento, concorda?

Bom trocar ideias e tirar dúvidas.

Obrigada

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
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telefone - (21) 99268-7247
robson vitor nogueira

Robson Vitor Nogueira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 17:12

Kelly, Regina, Laís

muito bom estes esclarecimentos e o debate.

Achei um pouco contraditório a resposta do perguntão, pois no ajuda da ficha bens e direitos no item Leasing trás o seguinte:

Bens e Direitos - Casos Especiais Leasing
Veja também...
No caso de leasing é importante saber se houve ou não a opção de compra do bem. Para leasing realizado:
- com opção de compra exercida no final do contrato ocorrido em 2013, selecione o código relativo ao bem (e não o código 96) e informe:
- no campo Discriminação, os dados do bem e do contratante;
- no campo Situação em 31/12/2012, os valores pagos até 2012, para leasing contratado até 2012, ou, no caso de leasing contratado em 2013, deixe este campo em branco;
- no campo Situação em 31/12/2013, o valor constante no campo Situação em 31/12/2012, se for o caso, acrescido dos valores pagos em 2013, inclusive o valor residual.
 
- em 2013, com opção de compra a ser exercida no final do contrato a partir de 2014, selecione o código 96 e:
- no campo Discriminação, informe os dados do bem, do contratante e o total dos pagamentos efetuados; e
- não preencha os campos Situação em 31/12/2012 e Situação em 31/12/2013.
 
- até 2013, com opção de compra já exercida no ato do contrato, selecione o código do bem (e não o código 96) e informe:
 
- no campo Discriminação, os dados do bem e do contratante;
- nos campos Situação em 31/12/2012 e em 31/12/2013, o valor do bem;
- na ficha Dívidas e Ônus Reais, nos campos Situação em 31/12/2012 e em 31/12/2013, respectivamente, os saldos remanescentes da dívida naquelas datas.
 
- em 2013, com opção de compra exercida no ato do contrato, selecione o código do bem (e não o código 96) e:
 
- no campo Discriminação, informe os dados do bem e do contratante;
- não preencha o campo Situação em 31/12/2012;
- no campo Situação em 31/12/2013, informe o valor do bem; e
- na ficha Dívidas e Ônus Reais, informe o valor do saldo remanescente da dívida no campo Situação em 31/12/2013.
 
Atenção: No caso de alienação fiduciária, informe, no campo Situação em 31/12/2013, o total dos valores pagos, NÃO incluindo a dívida na ficha Dívida e Ônus Reais.

Robson Vitor
Analista Fiscal
Usina Monte Alegre Ltda (Usina sucroalcooleira)
robson vitor nogueira

Robson Vitor Nogueira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 17:16

A diferença na verdade é: Atenção: No caso de alienação fiduciária, informe, no campo Situação em 31/12/2013, o total dos valores pagos, NÃO incluindo a dívida na ficha Dívida e Ônus Reais.

com a ajuda de voces, algumas pesquisas e esse debate, creio que da pra chegar na conclusão que sendo alienado o bem financiado, não informa a divida restante na ficha de dividas e ônus...

Esse é o meu entendimento

o que vcs acham?

Robson Vitor
Analista Fiscal
Usina Monte Alegre Ltda (Usina sucroalcooleira)
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 17:44

Laís e Kelly,


Devo estar fazendo alguma confusão porque reli as mensagens e estamos falando de Leasing e não de CDC para aquisição de bem móvel.

Leasing é um entendimento diferente de financiamento para Compra de bem móvel.

Por isso eu lanço o valor do bem a medida que o empréstimo vai sendo liquidado.
Até porque no custo de aquisição deste bem deve constar os juros pagos.

Creio que vocês estão corretas com relação ao lançamento de bem adquirido na modalidade Leasing porque ao final você pode optar pela compra ou não.

Mas agora quem ficou em dúvida fui eu.

Se você adquire um bem (veja bem é compra e não opção de compra ) financiado, qual é o lançamento correto no IRPF?

Vamos trocar essa ideia ?

Abraços,

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 17:48

Robson Vitor Nogueira,


Realmente a resposta do perguntão deixa ainda alguma dúvida.

Compra de bem móvel alienado não é a mesma coisa de compra de bem móvel por Leasing.

Estou com dúvidas sobre o procedimento e acabei de postar sobre o assunto.

Abraço



Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
DIEGO VALERIO

Diego Valerio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 18:31

Rogério de Souza, sobre a pergunta a baixo!

Estou com uma dúvida,


Tenho um cliente que dividiu a compra de uma carro para dois filhos assim como segue;

Pai -------> 50%
Filho 1----> 25%
Filho 2----> 25%

Informado em cada IR individualmente.

Pergunta na hora da venda eu tenho que apurar o ganho de capital e dividindo pelo percentual de cada declaração.........sendo que o comprador irá informar o CPF do pai que era o titular que estava no documento???????????


Eu já fiz da seguinte forma, como as declarações estão como descriminei acima, fiz a declaração do pai informando a venda do carro e o CPF do comprador.......apurando que não teve ganho de capital.
Já dos filhos apurei que não teve ganho de capital........referente a parte deles.........e informe que o CPF do comprador esta descriminado na declaração do pai..............................pois como disse, o pai é titular no qual o documento esta em seu nome!

E-mail¹: [email protected] / Skype: diegovalerio101
Edilezia Nunes Martins

Edilezia Nunes Martins

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 20:23

Gostaria de esclarecer uma duvida? meu pai recebeu 38.866,46 anual de seu serviço, tem que declarar IRRF so que ele paga meu plano de saude( e tenho 26 anos) ele esta como responsavel financeiro. Como tenho que declarar o valor do plano em 2013 no valor de 237,40 no imposto de renda dele só informo no pagamentos/efetuados este valor? ou tenho que informar em outro campo?

fico no aguardo de uma solução

Reunir-se é um começo. Permanecer juntos é um progresso. Trabalhar juntos é um sucesso. (Henry Ford)
Isabelle Xavier

Isabelle Xavier

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 09:12

Tenho uma cliente que possui um imóvel no brasil há mais de 10 anos, a mesma mora no Estados Unidos, é necessário declarar este bem?

Isabelle Xavier
EDSON NUNES

Edson Nunes

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 09:23

Bom dia!


Como lanço os rendimentos que o contribuinte teve em ganho de reclamações trabalhistas, visto que nos casos que recebi que são dois ficaram muito vagos pois o cliente trouxe apenas o extrato que ele levantou o dinheiro , portanto fico com a seguinte duvida:

1) Como saber se o valor total é tributável?

2) Na parte tributável vou lançar quem como fonte pagadora ? A reclamante ?

3) Do valor pago ao advogado posso subtrair da parte tributável? Exemplo: Valor da ação R$ 100.000,00 - R$ 30.000,00 pago ao advogado portanto lançarei R$ 70.000,00 como tributável ?


Desde ja agradeço


Edson Nunes

Laís de Matos

Laís de Matos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 09:42

Bom dia;

Gostaria de uma informação concreta sobre minha dúvida, Rogério se puder me auxiliar...

A PF ganhou 50% da escritura do terreno por herança (como usofruto), e os outros 50% ficaram para seu irmão,
como devo declarar esse imóvel?
E mais, como o irmão dele ganhou 50% ele também deverá declarar IRPF mesmo não tendo obrigatoriedade?


Fico aguardando um retorno, muito obrigada.

Laís de Matos
Especialista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)
MANOEL CARLOS DINIZ

Manoel Carlos Diniz

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 10:12

Bom Dia a todos! Tenho a seguinte situação: na escritura de aquisição o valor total pago pelo imóvel (R$ 1.200.000) consta de um valor da NUA-PROPRIEDADE para uma pessoa (R$ 800.000) e um valor de USUFRUTO para outra pessoa (R$ 400.00). Faço o lançamento normal na declaração de cada um deles apenas mencionado na discriminação a condição de propriedade de cada um deles?
Obrigado pela atenção e gentileza.

Manoel Carlos Diniz - Contador
Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 10:48

Olá Bom dia, gostaria da ajuda de vcs... Vou fazer declaração IRPF pela primeira vez, comprei um terreno no ano de 2012 o qual foi pago uma parte neste ano e o restante eu quitei no ano de 2013. Gostaria de saber como devo lançar?

Obrigada!
Att, Beatriz

robson vitor nogueira

Robson Vitor Nogueira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 10:57

Bom dia Beatriz Oliveira Paula

Neste caso, eu faria da seguinte forma.

Na Ficha Bens e Direitos da declaração, no campo situação em 31/12/2012 colocaria o valor que voce pagou neste ano (2012). e em situação em 31/12/2013 somaria o valor do campo 31/12/2012 + o restante pago em 2013.
Além é claro de especificar a compra em discriminação, colocando os dados do terreno, localização, dados do vendedor e forma de pagamento.

Robson Vitor
Analista Fiscal
Usina Monte Alegre Ltda (Usina sucroalcooleira)
José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 11:10

Bom dia,
Com relação a dedução no IRPF 2014 quais são os comprovantes combinatórios dedução irpf 2014 com ensino superior?


José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 11:13

Obrigada Robson pela rapida resposta; vai ser de grande ajuda...
Uma outra pergunta, no ano de 2013 foi feito um imovel neste terreno (que foi quitado) o qual foi financiado pela caixa, e foi utilizado o saldo de FGTS para diminuir o valor do financiamento. Então devo lançar da seguinte maneira:
- Bens e Direitos: devo colocar os dados de quem adquiri o financiamento? juntamente que o mesmo foi financiado e foi utilizado o FGTS?

- situação em 31/12/13 - valor pago das parcelas no ano 2013;

- FGTS - vai ser informado em rendimentos isentos e nao tributáveis

Seria isso?



robson vitor nogueira

Robson Vitor Nogueira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 12:02

Beatriz,

Agora complicou um pouco, rsrsrs. No mesmo terreno que foi comprado e já quitado, foi construído um imóvel onde a construção foi financiado pela Caixa ?

Vou fazer uma pesquisa para ver se acho alguma situação parecida.
Pois estou na duvida se declara tudo com um bem somente, ou cria registros separados para os dois.

Robson Vitor
Analista Fiscal
Usina Monte Alegre Ltda (Usina sucroalcooleira)
Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 13:28

Pois é essa também é uma grande dúvida, porém ainda não achei nada parecido.... caso encontre me avise!
Obrigada!

Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 13:59

Robson, pesquisando aqui em sites sobre o IR achei a seguinte hipótese, que se parece com a que preciso resolver:

Como lanço o terreno que tenho, sendo que agora construí uma casa?
Resposta: Informe na ficha “Bens e Direitos” a construção da casa. No campo “Situação em 31.12.2013”, informe o valor da construção somado ao valor do terreno.

O que vc acha, é isso mesmo? Então devo lançar o terreno em situação 31/12/12 (o que havia quitado) e na situação em 31/12/13 devo somar o valor pago do terreno no ano de 2012 + 2013 + o valor da construção que foi quitado até a data, ou o valor total da construção (financiado)?

Complicado né.. rs

Julliene Sousa

Julliene Sousa

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 14:09

Boa tarde,

É a primeira vez que faço imposto de renda, e estou com uma duvida.
Estou com dois comprovantes de rendimentos. Em um o total de rendimentos foi de 26.895,31 e imposto redito foi 87,01.
E outro o total de rendimentos foi de 26.140,78 e o imposto foi 241,38.

Alguem por favor, me explique o porque dessa diferença tão grande no imposto retido?
Como é calculado esse imposto?

robson vitor nogueira

Robson Vitor Nogueira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 14:35

Robson, pesquisando aqui em sites sobre o IR achei a seguinte hipótese, que se parece com a que preciso resolver:

Como lanço o terreno que tenho, sendo que agora construí uma casa?
Resposta: Informe na ficha “Bens e Direitos” a construção da casa. No campo “Situação em 31.12.2013”, informe o valor da construção somado ao valor do terreno.

O que vc acha, é isso mesmo? Então devo lançar o terreno em situação 31/12/12 (o que havia quitado) e na situação em 31/12/13 devo somar o valor pago do terreno no ano de 2012 + 2013 + o valor da construção que foi quitado até a data, ou o valor total da construção (financiado)?

Complicado né.. rs


Beatriz
De acordo com a resposta, eu faria dessa fora sim.
lançar o terreno em situação 31/12/12 (o que havia quitado) e na situação em 31/12/13 devo somar o valor pago do terreno no ano de 2012 + 2013 + o valor da construção que foi quitado até a data.
Em algumas consultas, verifiquei que se a construção da casa tiver terminada, utilizar o codigo de casa; se ainda não foi concluida utilizar o codigo de terreno. Pelo que li também, toda benfeitoria deve ser comprovada por documentação idônea caso a receita solicite (nota fiscal, nota fiscal de serviço, cupom fiscal, recibo de pagto a autonomos); Em se tratando de financiamento, não sei se o contrato com o banco vale, pois nele tem o orçamento da casa né (no caso de contrato com a CEF).

referente ao FGTS utilizado "É preciso indicar o recebimento destes recursos na linha 03 da ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

lembrando que todo financiamento cujo bem é alienado, não precisa declarar o saldo devedor na ficha Dividas e ônus.

segui link para leitura também para ajudar na declaração

Declaração de Imóvel





Robson Vitor
Analista Fiscal
Usina Monte Alegre Ltda (Usina sucroalcooleira)
Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 14:41

Entendi Robson, no caso para comprovar o valor da casa a escritura não seria suficiente. A construção já foi concluida.

robson vitor nogueira

Robson Vitor Nogueira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 14:57

Então Beatriz, é que nessa situação vc deve ter a escritura do terreno e a averbação da casa ( dizendo que foi feito uma casa de x m2 no local, se não me engano vai com o valor venal informado pela prefeitura, o que na maioria dos casos é bem abaixo do valor de mercado). Mas acho que o contrato + a escritura do terreno com a averbação da casa deva ser aceito com documentação para provar os valores declarados.

se encontrar algo sobre esse assunto posto aqui.

Robson Vitor
Analista Fiscal
Usina Monte Alegre Ltda (Usina sucroalcooleira)
Thais Cristina Duarte e Silva

Thais Cristina Duarte e Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 16:07

Boa tarde!

Minha duvida é a seguinte: A pessoa comprou um imóvel em 2013, e terá seu valor total fincanciado pela caixa (não deu nada de entrada), o financiamento ainda não saiu, até agora, pagou taxas para o corretor e está pagando parcelas do seguro obra. Como faço para lançá-lo na declaração de IR?

Lanço só o valor que foi pago até agora na situação em 31/12/2013?

Coloco o valor do imovel na descrição?

Não consigo encontrar alguem que me tire essa duvida.

Obrigada

DIEGO VALERIO

Diego Valerio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 16:28

Pessoal

Estou com uma dúvida, um profissional liberal médico que presta serviços como autônomo ele pode fazer o livro caixa para deduzir as despesas referente ao seu consultório, certo..................sendo que ele também é aposentado por tempo de trabalho.................como eu faço!!!!
Posso deduzir as despesas da atividade de médico no livro caixa sendo que isso pode interferir nos rendimentos do INSS, talvez dê até a restituir pelo livro caixa????????



E-mail¹: [email protected] / Skype: diegovalerio101
Rafael da Conceição

Rafael da Conceição

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 18:04

Boa tarde colegas.
Tenho um cliente que era sócio de uma empresa com seu irmão. O seu irmão sai da sociedade e vende suas quotas sendo 90% para o meu cliente e 10% para a esposa deste.
Farei a declaração dos tres, então como informar essa transação na declaração deles.

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