x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1.414

acessos 281.713

Imposto de Renda Pessoa Física 2014

André Felipe dos Santos Silva

André Felipe dos Santos Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 01:39

Olá, galera, em 2014 será a primeira vez que irei declarar IRPF. Então, quero tirar uma pequena dúvida. Em 2013 um familiar mudou de endereço e está morando em imóvel alugado. Em sua declaração de 2014 coloquei o novo endereço, porém não coloquei as despesas dele com aluguéis. Deveria ter colocado? Terei que retificar a declaração? Se sim, onde coloco as despesas de aluguéis?

André Felipe
Contador CRC-RN 012320/0
ANOVA Inteligência Contábil
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 07:30

André Felipe,

O correto seria você lançar em pagamentos, o regulamento diz isso, e se a receita fiscalizar, pode gerar uma pequena multa por falta de informações, (pamas como aluguel não é dedutivel no imp. renda( não vai fazer diferença no calculo do imposto, eu(particularmente) não me preocuparia com isto não.

Mas o correto é você retificar a declaração e lançar em ficha de pagamentos da declaração.



Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 07:38

Rogerio, estou lançado a casa que foi financiada juntamente com terreno, vou lançar em casa e discriminar tdo certinho... a minha duvida é: qual o valor lançar:
- Financiamento: 69.838,63
- Subsidio: 9.509,00
- FGTS: 9989,57

- devo declara o total em casa: R$89.337,20????? e depois declarar o fgts em não trib.????
Aguardo!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 07:43

Gustavo Careta,

O saldo inicial de caixa não entra no livro caixa, não há local p/colocar; se a receita fiscalizar, a mesma é que vai pegar o saldo anterior e incluir no movimento; é tanto que é partir deste ano é que vai aparecer o saldo no livro, mas mesmo assim, não há local p/inserir o saldo anterior.


OBS; como este ano já apareceu saldo no livro, espero que logo eles coloquem um item p/o saldo anterior, p/meu controle, faço um relatório no ekcel p/acompanhar o movimento mensalmente, isto é, p/quem me paga mensal.



Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 07:47

Beatriz,

Estou achando este valor do financiamento alto, é isto mesmo? este valor terá que ser o vr. das parcelas pagas no ano.

Este subsidio é um desconto que o governo dá? Se for, lançar também em rendimentos isentos em outros(escreva subsidio financ.)


O restante é isto mesmo.

Rogerio de Souza Santos
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 07:57

Juliana Bonacina,

Apesar da construção não ter terminado, você deverá lançar o vr. gasto na construção até 31.12.2013, juntamente com o vr. do terreno já declarado anteriormente, esqueça a averbação p/enquanto.

No código do terreno(coloque a observação; bem transferido p/item 16)- coloque só o vr. do ano anterior(31.12.2012);

Abaixo use o código 16(construção), some o vr. anterior do terreno + o vr. gasto na construção em 2013, e lance o total apenas em 31.12.2013


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Ricardo Rodrigues Becaro

Ricardo Rodrigues Becaro

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 07:58

Bom Dia!

Estou fazendo uma declaração para uma pessoa, que recebeu o informe de rendimento da empresa onde trabalha, o mesmo é divorciado e paga pensão que foi acordado judicialmente para o filho e é descontado já em folha de pagamento no campo do informe de rendimentos veio o valor que foi pago em 2013, e no campo de observação o Nome da Mãe e o nº do Cpf da mesma, gostaria de saber onde jogo os valores e se coloco no campo de alimentando, o nome da Mãe que veio no informe de rendimento ou do filho, eu li mas fiquei em dúvida sobre isto, se alguém puder me ajudar sobre está dúvida agradeceria muito....

Sem mais,
Bom Trabalho a Todos...

Ricardo Becaro

Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 08:04

Isso Rogerio esse subsidio e uma ajuda do governo...
Vou fançar o FGTS em rendimentos isentos e o subsidio tb!
Quanto aos bens e direitos vou lançar só o valor das parcelas que pagou no ano de 2013, e na descrição devo colocar o valor total financiado e as parcelas ok??????

Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 08:30

Ok Obrigada Rogerio, e quanto ao saldo da conta poupança?

Como devo lançar? tenho que lançar o saldo de 2012 e 2013?

Aguardo!

LEONARDO GAVIRA SERRA NEGRA

Leonardo Gavira Serra Negra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 08:44

Olá Amigos

Tenho uma dúvida. Fiz a declaração da minha mãe no ano passado e coloquei minha irmã como dependente dela. Foi gerado uma pendencia pelo motivo de eu não ter informado os rendimentos da minha irmã na declaração da minha mãe. A minha irmã recebeu um pouco mais de R$ 6.000,00. Se eu informasse esse valor a minha mãe teria que pagar imposto. Retirando o valor, ela tem direito a restituição. Eu fiz o seguinte: Retifiquei a declaração da minha mãe excluindo a minha irmã como dependente. Como a minha irmã está isenta de entregar a declaração, pois recebeu muito abaixo do valor fixado pela receita e não teve retenção na fonte, entendo que ela não teria problemas.
Será que corro risco de cair na malha fina novamente?

Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 08:47

Então vou lançar em bens e direitos o saldo em 31/12/2012 e 31/12/13.
e o valor do rendimento (juros ganhos) vou lançar em rendimentos inseto.

Correto?

Luma

Luma

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 08:50

Bom dia, Rogerio
Será que vc pode me ajudar a finalizar uma a declaração dos meus clientes? Apesar de ser um pouco extensa a pergunta acredito que não tenha muita complexidade.

As dúvidas ainda são:

1 – na documentação enviada pelo meu cliente notei que há vários DARFS com código 0588 pagos em 2013. Do que se trata? Onde devo lançar os valores pagos nos darfs?

2 – Na declaração de 2013 (ano base 2012) consta a compra de um veículo no valor de R$ 23.000,00 parcelado em 36 meses de 638,89. No entanto, este carro foi quitado em 2013. Ou seja, situação em 31/12/2012 9.816,93 (638,89 x 12meses). Então quer dizer que agora devo colocar assim situação em 31/12/2012 9.816,93 e situação em 31/12/2013 13.183,07, é isso?? E devo informar que o carro foi quitado antecipadamente em 2013??

3 – No informe de rendimentos do banco aparece:
CDC – Crédito Direto ao Consumidor
Valor Financiado – credito salário, consignação em folha, credito veiculo – todos com valores em saldo devedor em 31/12/2013, prestações pagas em 2013, juros pagos em 2013, amortização em 2013. Onde devo lançar essas informações na declaração. Em bônus reais, dívidas?? De que forma lançar?

4 – Na declaração de 2013 (ano base 2012) foi declarado o seguinte: um terreno situado na rua ... com tantos M2.... no valor de R$ 16.000,00. Acontece que em 2013 foi construída uma casa nesse terreno e vendida por R$ 180.000,00, o gasto pra fazer a casa foi por volta de R$ 120.000,00 já informei ao cliente a obrigatoriedade de recolhimento do GCAP mas o mesmo se recusa a pagar. Enfim como devo lançar isso na declaração de 2014. Quanto tem de terreno, quanto tem de área construída, para quem vendeu... É isso? O que fazer? No código da declaração coloco 13- terreno ou casa?

5 – Ele tem uma diarista que vai 1 vez por semana em sua casa. Posso lançar esse pagamento em Pagamentos Efetuados? E devo lançar o valor total que ele pagou o ano todo? Ou diarista não pode?

6 – E por fim, na hora que vou verificar pendências na declaração está aparecendo o seguinte erro em vermelho: campo indicativo “código” não foi informado item 1 e campo indiocativo “discriminação” não foi informado item 1. Na aba de bens e direitos. Até agora não entendi pq não reconheceu o item 1 dos bens e direitos. Posso excluir essa aba? Notei que as informações estão todas a partir do item 2.

Outro cliente:

Sua esposa trabalha mas no ano de 2013 não auferiu a receita para o IR, ou seja, é isenta. Na declaração dele, ele é obrigado a lança-la como dependente ou pode ficar de fora?

Se puder me dar um apoio ficarei agradecida.

Muito Obrigada.

JULIANA BONACINA

Juliana Bonacina

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 08:53

Bom dia Rogério,

Vamos ver se eu entendi:Devo então informar que o terreno foi transferido para o item 16 e deixar zerado a situação em 31/12/2013.

Já no item 16 devo informar o que na descrição? Informo novamente as características do Terreno e que foi adquirido um financiamento para construção? Deixando valor zerado em 2012 e somando valor gasto na construção + o valor do terreno em 2013?


Obrigada

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 08:59

Juliana,

Isto mesmo, analise os fatos:
O terreno vai passar a ser construção;
E o vr. desta construção inclui o vr. do terreno + vr. gasto na construção.

No próximo ano este terreno não aparece mais, vai permanecer só a construção.

Resumindo é isto mesmo que você entendeu.



abraços...

Rogerio de Souza Santos
Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 08:59

Rogerio, tenho uns recbibos que foram gasto com cartório (escritura da casa) tenho que lançar esses valores? onde?

Aguardo!

Alberto Miguel Repelli de Gregorio

Alberto Miguel Repelli de Gregorio

Prata DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 09:15

*** Amigos, novamente peço ajuda !!! ****

Solicito uma ajuda para uma dúvida que não consigo esclarecer.

Um cliente vendeu um de seus imóveis adq. por R$ 250.000,00 por R$ 400.000,00, ou seja, teve um ganho de capital de R$ 150.000,00.

Destes R$ 400.000,00, R$ 200.000,00 recebeu a vista e outros R$ 200.000,00 ele pegou uma casa como parte do pagamento.

A dúvida é: ele pode se beneficiar dessa casa que ele pegou como parte do pagamento (R$200.000,00), para se beneficiar na apuração do ganhos de capital!? *** naquele campo de pergunta se comprou outro imóvel no prazo de 180 dias.

RENATO ALVES DE OLIVEIRA

Renato Alves de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 09:20

Prezado Colegas,

Vejam essa situação...
Um médico tem 3 fontes de renda:
- Município (Trabalho assalariado) - Corresponde a 70% do faturamento;
- Consultório (Convênio Plano de Saúde PJ) - Corresponde a 20% do faturamento;
- Consultório (Trabalhador Autônomo) - Corresponde a 10% do faturamento;
Para exercer a profissão, esse médico acaba comprando do bolso equipamentos e materiais indispensáveis para a execução de seu trabalho profissional já que as empresas as quais trabalha não fornece esses tipos de materiais e equipamentos. Deste modo, fica muito difícil separar o que o médico adquiriu para trabalhar na prefeitura, atender pacientes pelo plano de saúde ou atender seu paciente particular.
Assim, é correto preencher o livro caixa desse médico considerando todas as despesas dedutíveis legalmente? Fazendo isso, como o movimento do consultório e do plano de saúde é pequeno (30%) o caixa vai ficar negativo, isso está correto?

Grato,

Renato

LEONARDO GAVIRA SERRA NEGRA

Leonardo Gavira Serra Negra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 09:34

Olá Amigos

Tenho uma dúvida. Fiz a declaração da minha mãe no ano passado e coloquei minha irmã como dependente dela. Foi gerado uma pendencia pelo motivo de eu não ter informado os rendimentos da minha irmã na declaração da minha mãe. A minha irmã recebeu um pouco mais de R$ 6.000,00. Se eu informasse esse valor a minha mãe teria que pagar imposto. Retirando o valor, ela tem direito a restituição. Eu fiz o seguinte: Retifiquei a declaração da minha mãe excluindo a minha irmã como dependente. Como a minha irmã está isenta de entregar a declaração, pois recebeu muito abaixo do valor fixado pela receita e não teve retenção na fonte, entendo que ela não teria problemas.
Será que corro risco de cair na malha fina novamente?

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 09:36

Luma,
Vou tentar te ajudar ao menos um pouco;

l)com referencia a este item, deve ser recolhimento do Imp. renda fonte,se for já deve constar no informe de rendimentos que a empresa forneceu p/ele, mas é bom verificar c/ele.

2)O Vr. do carro será o vr. anterior(9.816,93) + as parcelas pagas em 2013; se foi quitado em 2013, o vr. será o total de 23.000,00(ver se entende e confirma).
Deve informar em discriminação que este carro foi quitado em 2013.

3)As dividas existentes em 31.12.2013 devem ser lançadas uma a uma em DIVIDAS E ONUS REAIS.


4-usar o codigo da situação do bem em 31.12.2013, neste caso é o da casa.
Só que depois de entregue esta declaração, a receita vai mandar cobrar o imposto s/ganho de capital(se houve) posteriormente, do cliente, esta declaração denuncia o fato, apesar de que o cartório já mandou estes dados para Receita.

5)-Pode lançar os pagamentos da diarista sim, mas se for registrada, se não for, não precisa.

6)-Pode ser que algum bem que estava na declaração anterior(só na coluna do ano anterior) não vai aparecer mais nesta declaração e aí não aparece o vr., é só clicar em excluir e dar ok, ele vai desaparecer.

Com referencia ao código do bem, é só clicar no item, clicar em EDITAR e colocar o código e outros dados que você desejar e depois é só dar ok em baixo.

7)Com referencia à esposa, ela pode ficar de fora sim, se for mais vantagem para o contribuinte, mas mesmo assim, você vai em conjuge e coloca só o CPF dela, nada mais(não preenche mais nada).

Espero ter ajudado,

abraços...

Rogerio de Souza Santos
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 09:38

Bom dia Renato

Ele deve escriturar o livro caixa apenas com os rendimentos decorrentes do trabalho autônomo, não entram as receitas decorrente do trabalho assalariado. As despesas (todas) devem ser reconhecidas mesmo que o caixa fique negativo durante os meses de Janeiro a Novembro. Entretanto no mês de Dezembro não pode ficar saldo negativo e ( se for o caso) você terá que excluir as despesas excedentes.

Leia mais acerca da escrituração do Livro Caixa

...

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 09:41

Beatriz,

Se estes recibos for relacionados á casa, pode ser somado ao vr. da casa(foi custo da mesma).

mas esta é só a minha opinião, eu não costumo lançar estes valores(se for pequenos), apenas arquivo junto à escritura e etc.


Rogerio de Souza Santos
Página 34 de 50

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.