x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.765

Retificação do Simples Nacional

Kauana Hercule Gois

Kauana Hercule Gois

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 09:30

Olá,

estou com uma empresa de Arapongas/PR, prestadora de serviço, que foi gerado o DAS, porém o ISS gerou para o Município de Sabáudia, sendo que era para Arapongas.

Sendo assim, a prefeitura de Arapongas está cobrando o ISS desse mês. Então fiz uma retificação alterando o valor do ISS de Sabáudia para Arapongas, que é o correto.

O problema é que após essa retificação, a guia do Simples consta em aberto correspondente a esse valor do ISS, mas a guia do Simples está paga corretamente.

Ao meu ver, através da retificação, o valor só seria transferido de Município, não deveria estar cobrando, visto que está tudo pago.


Preciso de ajuda urgente.

Agradeço quem puder me responder.

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 12:02

Bom dia Kauana.

Ao retificar o PGDAS-D será gerado um novo DAS com o ISS destinado para a cidade correta (Arapongas), e o ISS recolhido para Sabáudia, recolhido indevidamente, deverá solicitar a restituição junto à Prefeitura daquela cidade.

Em Perguntas e respostas do Simples Nacional

7.15. Como faço para alterar o município de destinação do ISS informado no aplicativo de cálculo?

Ao segregar as receitas sujeitas ao ISS, o aplicativo permite escolher a opção “com ISS devido ao próprio município do estabelecimento” (situação em que o próprio aplicativo identifica o município de destinação do ISS, que será igual ao da localidade do estabelecimento no cadastro da RFB) ou a opção “com ISS devido a outro município” (ISS devido a município diferente daquele em que se situa o estabelecimento).

Ao selecionar a opção “com ISS devido a outro município”, é exigida a informação do município ao qual o ISS é devido.

Caso tenha sido informado o município errado, o contribuinte deverá efetuar nova apuração retificando esta informação. Se o DAS, apurado com erro na informação do município, já tiver sido recolhido, ao efetuar a retificação, será gerado um DAS complementar para recolhimento com o valor de ISS devido ao município correto, cabendo ao contribuinte solicitar a restituição do ISS recolhido indevidamente junto ao respectivo município.

Att.

Marcos Braga

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.