x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 565

Retrofit Lucro Real x Lucro Presumido

Carmem Vaz

Carmem Vaz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 09:46

Bom Dia!

Tenho um cliente que adquiriu um predio para ser feito retrofit (reforma) e posteriormente vender os apartamentos em separado.

Minha pergunta é ... ele pode ficar no lucro presumido e como séra o calculo ou é obrigado a mudar para lucro real.

Minha pergunta se dá pela resposta na receita abaixo:

535
Qual a base de cálculo para as empresas que executam obras de construção civil e optam pelo lucro presumido?
O percentual a ser aplicado sobre a receita bruta para apuração da base de cálculo do lucro presumido na atividade de prestação de serviço de construção civil é de 32% (trinta e dois por cento) quando houver emprego unicamente de mão-de-obra, e de 8% (oito por cento) quando houver emprego de materiais, em qualquer quantidade (ADN Cosit n o 6, de 1997).

NOTA:

As pessoas jurídicas que exerçam as atividades de compra e venda, loteamento, incorporação e construção de imóveis não poderão optar pelo lucro presumido enquanto não concluídas as operações imobiliárias para as quais haja registro de custo orçado (IN SRF n o 25, de 1999, art. 2 o ; sobre a possibilidade de opção quando da adesão ao Refis, v. Nota à pergunta 520).

Eu vou fazer um custo para cada apartamento mas somente a partir deste ano... e o ano passado ele estava no lucro presumido.

Agradeço qualquer comentário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.