x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 604

Bolsa de estudos

THIAGO PAULA SILVA DE AZEVEDO

Thiago Paula Silva de Azevedo

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 09:40

Bom dia

Todo o crédito obtido em conta corrente é caracterizado como rendimento ? Pergunto porque sou estudante e recebo bolsa, a qual é caracterizada como rendimento não tributável. Sei que o limite para isenção desse tipo de rendimento é de R$ 40.000,00 por ano, mas em 2013 recebi, além da bolsa, uma doação de meus pais (R$ 1.300,00) e um pagamento de uma dívida (R$ 1.400,00). Além disso, efetuei algumas transferências de minha conta poupança para minha conta corrente, no valor de R$ 200,00, de tal maneira que, somando a doação, a dívida, essa transferência e o total anual com a bolsa obtive R$ 40.332,40.

Devo apresentar a declaração e recolher imposto nessa situação ? Em caso afirmativo, como é efetuado o cálculo ? No site da receita só são apresentados valores para o caso de rendimentos tributáveis e na página de simulação da alíquota também. Por isso, não sei como devo proceder.

Desde já, obrigado pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.