x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.038

Mudança de Simples Nacional para Lucro Real

Franciele Silveira Machado

Franciele Silveira Machado

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2014 | 14:52

Boa tarde,

Tenho um cliente que até 31/12/2013 era Simples Nacional, para este ano-calendário ele pretende passar para o Lucro Real, com relação aos recolhimentos dos impostos federais qual a melhor forma que devo utilizar Lucro Real Anual, Lucro Real Mensal ou Lucro Real Trimestral?
Obs.: Ainda não conclui o balanço referente ao ano de 2013, faltam informações por parte do cliente...

Desde já agradeço.

Att.,

Franciele

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 1 fevereiro 2014 | 09:04

Bom dia
Em primeiro lugar, acho precipitada essa mudança, primeiro você deve fazer uma avaliação cuidadosa, bem como uma simulação, para verificar as diferenças da carga tributaria que ira ocorrer, calculando de forma criteriosa, qual seria. Inclusive adotando também uma simulação para o Lucro Presumido, pois são gritantes as diferenças. Munida dessas informações e que você faria sua explanação ao cliente, para tomada de decisão. Levar também em consideração, a complexidade operacional de uma empresa do Lucro Real. O cliente talvez não tenha o conhecimento técnico suficiente e < Acha >, que e melhor , e depois, que fizer o primeiro recolhimento , so poderá voltar atraz no próximo exercício. Dica, não esqueça de levar em conta em seus cálculos a parte previdenciária reduzida no Simples.
Boa sorte.
Ribeiro
Contabilidade Ribeiro Ltda.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Franciele Silveira Machado

Franciele Silveira Machado

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 09:03

Olá Ribeiro,

Foi feita a análise referente aos dois últimos exercícios e realmente o Lucro Real demonstrou ser mais vantajoso, em comparação com o Simples Nacional e o Lucro Presumido, efetuamos vários cenários e o cliente decidiu que mesmo sabendo que a sistemática do Lucro Real é bem mais complexa, optar neste exercício para o mesmo. O exercício de 2013 ainda não foi concluído, mas faltam apenas algumas informações que não terão reflexo significativo no Resultado do Exercício. Fico apenas com dúvida em qual modalidade do Lucro Real escolher, estou pensando em escolher o anual que tenho a possibilidade de levantar balancetes de redução e suspensão sempre que achar necessário, mas gostaria de uma opinião para tomar esta decisão.

Desde já agradeço.

Att.,

Franciele

Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 09:32

O anual é o melhor meio de se tributar a empresa na transição do Simples Nacional para o Lucro Real.

Porem vale ressaltar que a empresa deve ter um suporte administrativo, contábil e jurídico para permanecer no Lucro Real por muito tempo, visto que a maioria das empresas sonegam e prejudica a contabilidade e apuração de lucro neste método de tributação.

Bom trabalho pela frente!

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.