x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 2.645

Compra de imóvel residencial para morar por empresa no Simpl

Clovis Snatos

Clovis Snatos

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sábado | 1 fevereiro 2014 | 18:48

Boa tarde,
estou com uma dúvida e gostaria de saber se alguém pode ajudar.

Um cliente tem uma empresa de serviço no Simples Nacional onde ele é único dono, seu faturamento bruto anual é de R$ 800 mil.

Ele quer comprar um imóvel residencial para morar no valor de R$ 600 mil, sei que isento de imposto de renda ele consegue pegar 32% do faturamento da empresa, que no caso seria (800 mil * 0,32) =~ R$ 256 mil .


1) Como ele faria para pegar os R$ 600 mil da empresa que ele precisa para comprar o imóvel no nome dele?

2) Ele poderia comprar o imóvel no nome da empresa e morar nesse imóvel? Sei que a empresa dele está enquadrada no Simples Nacional, sendo assim não pode alugar imóvel próprio, mas ele mesmo pode morar? teria algum problema ou empecilho nisso?

Obrigado.

Clovis Snatos

Clovis Snatos

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Domingo | 2 fevereiro 2014 | 13:59

Boa tarde Aparecida,
obrigado pela resposta.

Mas o dono poderia morar nesse imóvel normalmente né? mesmo sendo a sede?
É uma empresa de serviço onde somente ele trabalha, atualmente a sede da empresa é o imóvel onde ele mora, só que esse imóvel está no nome dele (pessoa física).

Obrigado mais uma vez.


Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 11:00

Clovis Snatos,
Me veio uma idéia depois de ler o seu questionamento, não sei se pode, outros colegas pode ajudar, mas não estou encontrando impecílio:

Distribuir os lucros de R$256.000,00, tomar um emprestimo da empresa de R$544.000,00(se a mesma tiver caixa e não tiver débitos para com a fazenda nacional), compra o imóvel em nome do sócio, e anualmente ir quitando o referido emprestimo com os lucros posteriores, anualmente; claro contando que a empresa vai dar lucros nos próximos anos.

Foi só uma ideia, ver se outros colegas se pronunciam.


abraços...

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.