x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 371

Dúvida sobre declaração de IR

João Dias

João Dias

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 6 fevereiro 2014 | 22:03

Boa Noite,

Eu estou com algumas dúvidas em relação a declaração de imposto de renda, pois não sei se preciso declarar.

Meu caso é tão cheio de especificidades que nenhum FAQ por aí pode responder completamente minhas dúvidas.

Vamos lá. Eu moro no estrangeiro desde outubro de 2012 e continuarei a morar até pelo menos setembro de 2016. Eu recebo uma bolsa de estudos estrangeira numa conta bancária no estrangeiro, isto é, esse dinheiro não passa no Brasil. Também tenho investimentos no Brasil (renda fixa e ações), eu vendo e compro e pretendo continuar vendendo e comprando. Eu também casei e recei um montante consideravél de dinheiro transferido para minha conta corrente no Brasil.

Eu fiz a declaração do ano passado.

E agora, o que eu faço? Faço a Comunicação de Saída Definitiva do País? Ainda dá tempo? Se não, devo fazer a declaração? Se a resposta for sim, devo declara a minha bolsa? E em que parte da declaração devo fazer isso? E o dinheiro de presente de casamento se declara aonde?

Caso já exista um tread parecido, por favor me informe.

Desde já grato,

João

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.