x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.488

Abertura de um Supermercado

RAFAEL NATAL MACALAI

Rafael Natal Macalai

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 13:27

Boa Tarde Galera,

Sou formado em Administração e comecei a cursar Contabilidade ano passado, com os conhecimentos obtidos em ADM, abri um ´´supermercado´´ mercado, mercearia como os amigos queiram entender, hehe, por opção do meu contador e por praticidade optamos pelo regime de lucro simples, porém estou pesquisando bastante sobre o assunto e estou em dúvida sobre qual regime tributário é mais vantajoso, se seria Simples Nacional ou Lucro Real.
Possuo instalado em minha empresa software que possui Speed Fiscal, então por falta de ferramentas não seria o problema de fazer alguma migração, só teria que padronizar os lançamentos e tal.
Abrimos a empresa em Janeiro/14 vou passar dados financeiros da mesma para melhor análise:

Receita Bruta R$200.000,00
Margem Lucro % R$ 50.000,00

Despesas Folha Pgto R$ 8.000,00
Encargos Folha Pgto R$ 3.200,00 Contador me passou que seria +- 40% sobre o salário.
Despesas Manut R$ 1.000,00
Honorários Contábeis R$734,00
Luz-Agua-Tel-Intern R$2.500,00
Desp Cartao Credito R$500,00
Gasolina-Entrega R$500,00
Aluguel R$1.500,00
R$17934,00

Agora ae que esta minha dúvida pelo oque meu contador me passou sobre o Faturamento de R$200.000,00 pagarei em torno de 9% de imposto que seria mais ou menos R$18.000,00 e se eu tive-se no Lucro Real quanto eu pagaria??

Peço a ajuda dos amigos se possível.

Obrigado.

Rafael


Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 13:41

Boa tarde Rafael

Salvo para uma minoria de casos, a tributação pelo Simples Nacional ainda é a mais vantajosa.

No lucro real você pagaria 15% de IRPJ e 12% de CSLL sobre o lucro real propriamente dito, assim entendido as receitas deduzidas dos custos e despesas ajustados pelas adições, exclusões e compensações permitidas em lei e; 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS sobre as receitas compensados linearmente do PIS e da COFINS sobre as aquisições no período.

Estaria sujeito a várias outras obrigações acessórias que empresas do Simples não estão, como a Escrituração Contábil Digital (ECD) . Certamente seu contador lhe cobrará pelo menos cinco vezes mais do que está lhe cobrando agora pela manutenção da contabilidade e responsabilidade técnica.

...

RAFAEL NATAL MACALAI

Rafael Natal Macalai

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 14:36




Boa Tarde,

Muito obrigado pelo retorno, deixa eu ver se eu entendi então como é a tributação pelo Real.
Vamos lá então eu pagaria então sobre os R$50.000,00 de lucro bruto - R$18.000,00 de despesas = R$32.000,00 seria o ponto de partida para pagamento dos tributos!??
Sobre esses R$32.000,00 x 15%= R$4800
Sobre esses R$32.000,00 x 12%= R$3840
Pis e Cofins eu pagaria sobre a compra de mercadorias ou sobre o faturamento bruto?
Até onde eu sei ainda eu pagaria essa tributação mensal né, e anualmente no balanço final pagaria mais 8% de IR sobre o Lucro Liquido, procede?

E também ele tinha me falado que partiria de 32% para cálculo tributário.

Muito obrigado.

Att,
Rafael

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 17:42

Boa tarde Rafael

O PIS e a COFINS para empresas do Lucro Real é pelo regime de não-cumulatividade, ou seja, você se credita destas contribuições sobre suas compras e se debita pela venda destas mercadorias. Portanto irá pagar somente a diferença positiva entre os créditos menos os débitos.

32% é a presunção de lucros para o cálculo do IRPJ de empresas prestadoras de serviços que optaram pela tributação do Lucro Presumido, não de empresas comerciais optantes pelo Lucro Real.

Sua empresa é essencialmente comercial (compra e venda)
...

RAFAEL NATAL MACALAI

Rafael Natal Macalai

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 13:39

Boa Tarde,

Novamente obrigado pelo retorno, deixa eu ver se entendi então:

Lucro Bruto - Despesas = Lucro Liquido sobre isso eu pago 15% de IRPJ e 12% de CSLL, seria mais ou menos isso então.
R$32.000,00 x15% = R$4800,00
R$32.000,00 x12% = R$3840,00

Não sei se estou enganado, mas teoricamente a grosso modo para um supermercado no Lucro Real eu pagaria menos imposto, pois se fosse pelo Simples, eu pagaria em torno de 9% sobre o faturamento que daria mais ou menos R$18.000,00 e também sem levar em consideração a margem de lucro bruta sobre as mercadorias né, pois no Real só vou pagar mesmo se estiver realmente ganhando dinheiro.

Att,
Rafael

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.