x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 4.267

Porcentagem em cima do Faturamento

Carlos Souza

Carlos Souza

Prata DIVISÃO 1, Programador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 20:16

Andei procurando na Internet e encontrei uma Tabela do Simples Nacional com Receitas Brutas de 12 meses. Como eu quero abrir uma Microempresa de venda de Produtos de Informática e Manutenção, vi que fica para a venda 4% em cima do Faturamento e para Serviços fica em 6%, totalizando 10%. Gostaria de saber se é assim mesmo? Se eu tiver uma faturamento mensal de R$ 10.000,00, vou pagar R$ 1.000,00 de Alíquotas e ter um lucro de 9 mil?

Um jovem aprendiz.
Larissa Isaías Rodrigues da Fonseca

Larissa Isaías Rodrigues da Fonseca

Prata DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 22:33

Olá, Marcos!

Não exatamente... No caso de venda de produtos de informática você está querendo dizer revenda, né? Se for venda (fabricante de mercadorias de informática) a alíquota é outra. No caso de revenda é isso mesmo (4%), isso se as mercadorias não estiverem no regime da substituição tributária. Aqui em SP a grande maioria das mercadorias estão na ST, e a porcentagem da revenda das mesmas é de 2,75%. A porcentagem de serviços é essa mesmo, porém pode ser que você preste algum serviço que é possível ou necessário que o ISSQN seja retido, nesse caso a alíquota dessa prestação de serviço cai para 4%. Lembrando que essas alíquotas são para faturamento máximo de R$ 180.000,00 nos últimos 12 meses.

Ex: Revenda de mercadoria com ST: R$ 1.000,00 x 2,75% = R$ 27,50
Revenda de mercadorias sem ST: R$ 1.000,00 x 4% = R$ 40,00
Prestação de serviço sem retenção de ISSQN: 1.000,00 x 6% = 60,00
Prestação de serviço com retenção de ISSQN: 1.000,00 x 4% = 40,00

TOTAL DO DAS: R$ 167,50

Se você mantiver um faturamento de R$ 15.000,00 por mês as alíquotas permanecem as mesmas.

E o seu lucro não é bem tudo que sobra da diferença entre o valor das NFs e o DAS, vai muito além disso. Precisa ver na parte do departamento pessoal, caso a empresa queira registrar funcionários, o caixa da empresa para pagar os fornecedores, energia, água, além das despesas anuais como IPTU, licença da Prefeitura, 13º de funcionários, férias dos mesmos, etc e etc.

Att.

Larissa Rodrigues
Carlos Souza

Carlos Souza

Prata DIVISÃO 1, Programador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 11:05

As despesas serão:

• Aluguel: R$ 1.500,00 (com luz, água e outros)
• DAS: 4% e 6%
• Telefones: R$ 150,00
• Passagem de ônibus: R$ 624,00
ou
• Carro: R$ 950,00
• Alimentação R$ 1.300,00
Gostaria de saber se tem como eu abrir a Empresa sem Sócio e sem aquele lance de que se a Empresa não for bem, eu tenho que pagar com meus bens. Quero uma opção que não precise por enquanto de Sócio e que não precise arcar com meus bens para suprir a Empresa. Pensei abrir como MEI, mas na certa passará do limite mensal/anual.

Um jovem aprendiz.
CLAUDIOMIRO VISENTIN

Claudiomiro Visentin

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 11:13

Marcos Paulo...bom dia

"Gostaria de saber se tem como eu abrir a Empresa sem Sócio e sem aquele lance de que se a Empresa não for bem, eu tenho que pagar com meus bens. Quero uma opção que não precise por enquanto de Sócio e que não precise arcar com meus bens para suprir a Empresa. Pensei abrir como MEI, mas na certa passará do limite mensal/anual."

Para essa sua dúvida, existe a opção de empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) , matéria que você pode achar no site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/eireli

Atenciosamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.