x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 10.192

Ganho de Capital - Lucro Real

Luiz Queiroz Nascimento

Luiz Queiroz Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 14:24

Boa Tarde

Estou precisando de um esclarecimento , tenho uma empresa que está no lucro real trimestral e teve uma venda de um veiculo e como o veiculo estava totalmente depreciado teve uma ganho de capital , se fosse no presumido deveria pagar 15% de Ir e 9% Csll , mas no lucro real como devo fazer considero o ganho para apuração de lucro/prejuízo ou devo calcular o imposto separado e pagar a parte .

Atenciosamente

Luiz Queiroz

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 15:22

Luiz,

Os valores de ganho de capital, entram diretamente no lucro da empresa, ou seja, no fechamento do trimestre, este valor será tributado a 15% e 9% de IRPJ e CSLL respectivamente, juntamente com o lucro apurado do período.

Não é preciso fazer guias separadas, se o veículo está no nome da empresa, portanto a venda modifica a situação patrimonial da empresa.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Evair Antonio de Souza

Evair Antonio de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 13:22

Kleber Ribeiro , e no seguinte caso?

Uma empresa tributada pelo Lucro Real que vender um terreno que anos atrás foi adquirido por R$ 7.000,00 e recentemente vendido por 200.000,00 no 1º trimestre 2014, apurando por ocasião de suas operações um prejuízo, mesmo se valendo do ganho de capital na venda do terreno que constava escriturado em sua contabilidade. Como procede isso? Se aplica ou não?

Desde já, se puder me ajudar, antecipo meus agradecimentos.

Att,

Evair

A vida é um aprendizado constante.
Matheus Hermes

Matheus Hermes

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 13:45

Boa Tarde Evair,

Assim como disse o amigo Kleber, a base utilizada para apuração será o resultado contábil, uma vez que o resultado seja negativo não haverá a incidência de impostos.

Ex:

Receitas 1.000,00

Custos 500,00
Despesas 800,00
Perdas Ativo 200,00

Ganhos do Ativo 400,00

Prejuízo Apurado 100,00

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Matheus

"Corrija um sábio e o fará mais sábio. Corrija um ignorante e o fará teu inimigo."

Matheus Hermes
Auxiliar Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.